Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28648
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, André Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T21:07:07Z | - |
dc.date.available | 2022-05-24T21:07:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, André Souza dos. História oral e histórias em quadrinhos: contribuições do design gráfico e do conceito de texto multimodal na produção de um recurso educacional aberto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28648 | - |
dc.description.abstract | Comic books can be a powerful tool in the process of teaching and learning history. As multimodal texts par excellence, when articulating different semiotic modes, they can contribute to the articulation of historical concepts related to temporality. This work aimed to develop an open educational resource (OER) for the teaching of History in Elementary School – Early Years based on the language of comics, the methodology of Oral History and concepts in the areas of Historical Education and Social Semiotics. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Recursos Educacionais Abertos | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Open educational resources | pt_BR |
dc.subject | History - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Comic books, strips, etc | pt_BR |
dc.title | História oral e histórias em quadrinhos: contribuições do design gráfico e do conceito de texto multimodal na produção de um recurso educacional aberto | pt_BR |
dc.title.alternative | Oral history and comics: contributions of graphic design and the concept of multimodal text in the production of an open educational resource | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | As histórias em quadrinhos podem ser um poderoso instrumento no processo de ensino e aprendizagem de História. Como textos multimodais por excelência, ao articularem diferentes modos semióticos podem trazer contribuições na articulação de conceitos históricos relacionados à temporalidade. Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um recurso educacional aberto (REA) para o ensino de História no Ensino Fundamental – Anos Iniciais baseado na linguagem dos quadrinhos, na metodologia da História Oral e em conceitos das áreas da Educação Histórica e da Semiótica Social. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luciano Henrique Ferreira da | - |
dc.contributor.referee3 | Sarro, Ed Marcos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologia em Design Gráfico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
designgraficorecursoeducacional.pdf | 65,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons