Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28648
Título: História oral e histórias em quadrinhos: contribuições do design gráfico e do conceito de texto multimodal na produção de um recurso educacional aberto
Título(s) alternativo(s): Oral history and comics: contributions of graphic design and the concept of multimodal text in the production of an open educational resource
Autor(es): Santos, André Souza dos
Orientador(es): Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos
História - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos
Open educational resources
History - Study and teaching
Comic books, strips, etc
Data do documento: 18-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, André Souza dos. História oral e histórias em quadrinhos: contribuições do design gráfico e do conceito de texto multimodal na produção de um recurso educacional aberto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: As histórias em quadrinhos podem ser um poderoso instrumento no processo de ensino e aprendizagem de História. Como textos multimodais por excelência, ao articularem diferentes modos semióticos podem trazer contribuições na articulação de conceitos históricos relacionados à temporalidade. Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um recurso educacional aberto (REA) para o ensino de História no Ensino Fundamental – Anos Iniciais baseado na linguagem dos quadrinhos, na metodologia da História Oral e em conceitos das áreas da Educação Histórica e da Semiótica Social.
Abstract: Comic books can be a powerful tool in the process of teaching and learning history. As multimodal texts par excellence, when articulating different semiotic modes, they can contribute to the articulation of historical concepts related to temporality. This work aimed to develop an open educational resource (OER) for the teaching of History in Elementary School – Early Years based on the language of comics, the methodology of Oral History and concepts in the areas of Historical Education and Social Semiotics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28648
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
designgraficorecursoeducacional.pdf65,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons