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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Maciel, Gabriel Lipinski Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T11:55:28Z | - |
dc.date.available | 2022-05-24T11:55:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Gabriel Lipinski Fernandes. Análise de métodos de acionamento de motores de indução trifásicos visando o aumento da eficiência energética de sistemas de refrigeração. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28642 | - |
dc.description.abstract | Refrigeration is of fundamental importance in the development of human beings over the years. Within this scope, diverse applications are included, from the manufacture of food, its conservation, environment refrigeration and even applications in electronic equipment. In view of the great importance and great impact of this branch of engineering within the sustainable development of humanity, an objective research is carried out with the aim of carrying out a study regarding the relationship between an operation of the electric compressor that constitutes a refrigeration system and its energy efficiency. The work consists of literature reviews that aim to obtain a model that describes the behavior of variables in a refrigeration system. Then, the implem entation of the thermodynamic model in Simulink is performed. Then, it starts to deduce the mathematical equations that govern the behavior of the induction engine, so that a script can be generated in the Matlab, thus allowing the simulation of the engine for different operating regimes. At the end of the work, the interaction between the thermodynamic and electrical models of the three-phase inducction motor ( MIT) is performed, thus enabling the obtaining of results for different modes of motor drive, comparing the consumption and performance of the machine between them. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Refrigeração | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica - Medição | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica - Consumo | pt_BR |
dc.subject | Motores elétricos de indução | pt_BR |
dc.subject | Refrigeration and refrigerating machinery | pt_BR |
dc.subject | Electric power - Measurement | pt_BR |
dc.subject | Electric power consumption | pt_BR |
dc.subject | Electric motors, Induction | pt_BR |
dc.title | Análise de métodos de acionamento de motores de indução trifásicos visando o aumento da eficiência energética de sistemas de refrigeração | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of drive methods of three-phase induction motors aiming to increase the energy efficiency of refrigeration systems | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A refrigeração possui importância fundamental no desenvolvimento do ser humano ao longo dos anos. Dentro desse escopo incluem-se aplicações diversas, desde a fabricação de alimentos, sua conservação, refrigeração de ambientes e até mesmo aplicações em equipamentos eletrônicos. Tendo em vista a grande importância e grande impacto deste ramo da engenharia dentro do desenvolvimento sustentável da humanidade, é realizada uma pesquisa cujos objetivos visam realizar um estudo à respeito da relação entre a operação do compressor elétrico que constitui um sistema de refrigeração e sua eficiência energética. O trabalho consiste em revisões de literatura que visam a obtenção de um modelo que descreva o comportamento da variáveis de um sistema de refrigeração. Em seguida é realizada a implementação do modelo termodinâmico no Simulink. Então parte-se para a dedução da equações matemáticas que regem os comportamentos do motor de indução, para que possa ser gerado um script no Matlab, permitindo assim a simulação do motor para diversos regimes de operação. Ao fim do trabalho é realizada a interação entre os modelos termodinâmico e elétrico do motor de indução trifásico (MIT), sendo possibilitado assim a obtenção de resultados para diferentes modos de acionamento do motor, comparando entre eles os consumos e desempenho da máquina. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carati, Emerson Giovani | - |
dc.contributor.referee1 | Torrico, César Rafael Claure | - |
dc.contributor.referee2 | Vargas, Diogo Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3 | Carati, Emerson Giovani | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Elétrica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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