Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSudo, Camila Harumi-
dc.creatorSouza, Silvia Regina de-
dc.date.accessioned2022-05-23T21:57:57Z-
dc.date.available2022-05-23T21:57:57Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSUDO, Camila Harumi; SOUZA, Silvia Regina de. Intervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênis. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 4, p. 563-576, out.-dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/rxwHggbttD6rXdXFcXMJHvJ/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1982-0275pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28637-
dc.description.abstractThe study evaluated the effects of training a tennis coach in the use of goal setting and consisted of three phases. At baseline (Phase 1),11 training sessions without interference from the researcher were recorded. The intervention (Phase 2) consisted of 10 sessions in which the coach was taught how to observe and record the target behaviors, plan criteria for proficiency of the occurrences and provide feedback by proposing changes when necessary. The post-intervention (Phase 3) was similar in structure to the pretest. Throughout the phases, verbalizations and other behaviors of the coach (recording, participating and varying exercises) were recorded and categorized. An increase was noted in the percentage of instructions, corrections, descriptive compliments, records of athletes' performance and the coach's participation in the exercises, and a reduction in the percentage of critical/sarcastic attitudes throughout and after the intervention. The coach's behavior became generalized into other contexts and athletes reached their goals. Our results call for further discussion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologiapt_BR
dc.relation.urihttps://www.scielo.br/j/estpsi/a/rxwHggbttD6rXdXFcXMJHvJ/?lang=ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliação do comportamentopt_BR
dc.subjectTreinadores de atletaspt_BR
dc.subjectMetas (Psicologia)pt_BR
dc.subjectBehavioral assessmentpt_BR
dc.subjectAthletic trainerspt_BR
dc.subjectGoal (Psychology)pt_BR
dc.titleIntervenção comportamental para treinadores no uso do estabelecimento de metas no tênispt_BR
dc.title.alternativeBehavioral intervention for coach in the use of goal setting in tennispt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO trabalho avaliou os efeitos da capacitação de um treinador de tênis para o uso de estabelecimento de metas. A pesquisa consistiu em três fases. Na linha de base (Fase 1) filmaram-se 11 sessões de treino, sem interferência da pesquisadora. A intervenção (Fase 2) consistiu em 10 sessões nas quais se ensinou ao treinador como observar e registrar comportamentos-alvo, planejar critérios de proficiência para suas ocorrências e fornecer feedback propondo mudanças quando necessárias. A pós-intervenção (Fase 3) foi semelhante, em estrutura, à linha de base. Ao longo das fases, verbalizações e outros comportamentos do treinador (registrar, participar e variar exercícios) foram registrados e categorizados. Verificou-se um aumento na porcentagem de instruções, correções, elogios descritivos, registros dos desempenhos dos atletas e participação do treinador nos exercícios, bem como redução na porcentagem de críticas/sarcasmos, durante e após a intervenção. Os comportamentos do treinador generalizaram-se para outros contextos, e os atletas alcançaram suas metas. Os resultados instigam novas discussões.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000400011pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
intervencaocomportamentaltreinadoresmetas.pdf125,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons