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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28623
Título: | Controle vetorial para aplicações com controle de torque para motor síncrono de ímãs permanentes |
Título(s) alternativo(s): | Vector control for torque control applications for permanent magnet synchronous motor |
Autor(es): | Silva, Lucas Henrique da |
Orientador(es): | Torrico, César Rafael Claure |
Palavras-chave: | Motores elétricos de indução Cálculo vetorial Máquinas elétricas síncronas Ímãs Electric motors, Induction Vector analysis Eletric machinery, Synchronows Magnets |
Data do documento: | 23-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SILVA, Lucas Henrique da. Controle vetorial para aplicações com controle de torque para motor síncrono de ímãs permanentes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021. |
Resumo: | Esse trabalho apresenta e aplica uma técnica para controle vetorial de torque para um motor síncrono de ímãs permanentes. Para implementar essa técnica, primeiramente foi realizada a modelagem dinâmica do motor, através da transformada de Park, e verificado o seu comportamento em malha aberta e malha fechada. Para a resolução numérica do modelo em espaço de estados foi utilizado o método de Euler. As simulações realizadas para o estudo da técnica foram feitas por meio do uso do software Matlab. Foi realizada a confecção de uma placa de circuito impresso e configurado junto a ela o microcontrolador STM32F411CEU6 para a realização da implementação e testes do controle em bancada, a fim de visualizar o comportamento real do sistema e verificar se o modelo proposto é valido. A aplicação da técnica de controle foi realizada em um motor com potência nominal de 785 Watts acoplado a um freio magnético e com um torque de referência em forma de rampa ajustado para 0,6 N.m. Foi observado que o torque do motor segue a referência com erro nulo em regime e mesmo com a adição ou redução de atrito viscoso o torque continuou seguindo sua referência. Ficou constatado que as variáveis de corrente e tensão possuem a mesma dinâmica da rampa do torque proposto e os picos nos instantes iniciais são menores quando comparados ao comportamento em malha aberta. |
Abstract: | This work presents and applies a technique for torque vector control for a permanent magnet synchronous motor. To implement this technique, firstly, the dynamic modeling of the engine was performed, using the Park transform, and its behavior in open and closed loops was verified. For the numerical resolution of the model in state space, the Euler method was used. The simulations carried out to study the technique were carried out using the Matlab software. A printed circuit board was made and the STM32F411CEU6 microcontroller configured with it to carry out the implementation and tests of the bench control, in order to visualize the real behavior of the system and verify if the proposed model is valid. The application of the control technique was performed in a motor with a nominal power of 785 Watts coupled to a magnetic brake and with a reference torque in the form of a ramp adjusted to 0,6 N.m. It was observed that the motor torque follows the reference with zero error in regime and even with the addition or reduction of viscous friction, the torque continued following its reference. It was found that the current and voltage variables have the same dynamics as the proposed torque ramp and the peaks in the initial moments are smaller when compared to the behavior in open loop. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28623 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Elétrica |
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