Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28595
Título: Construção, implementação e avaliação de uma unidade potencialmente significativa para o ensino-aprendizagem do conceito de campo eletromagnético
Título(s) alternativo(s): Construction, implementation and evaluation of a potentially significant unit for the teaching-learning of the electromagnetic field concept
Autor(es): Garcia, Gerson
Orientador(es): Parisoto, Mara Fernanda
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino – Metodologia
Eletromagnetismo
Arduino (Controlador programável)
Learning
Teaching – Methodology
Electromagnetism
Arduino (Programmable controller)
Data do documento: 21-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GARCIA, Gerson. Construção, implementação e avaliação de uma unidade potencialmente significativa para o ensino-aprendizagem do conceito de campo eletromagnético. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
Resumo: O presente trabalho de dissertação, é a implementação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino-Aprendizagem do conceito de campo eletromagnético. Com objetivo de conhecer melhor o que motiva os alunos a estudarem, foi aplicada a Escala de Motivação para a Aprendizagem Zenorini (2007). Em seguida foi construído com os aprendizes um detector de campo elétrico e um detector de campo eletromagnético. Sendo que o detector de campo eletromagnético utiliza a plataforma arduino e, o programa utilizando a linguagem C de programação e fornecido pelo professor, assim, o aprendiz interage com esses detectores, utilizando a metodologia de rotação por estação associada com a metodologia Predizer, Interagir e Explicar, nas atividades propostas ao aprendiz, com o intuito de facilitar sua compreensão sobre parte do processo de como surgem os campos eletromagnéticos. Dessa forma, os aprendizes desenvolvem habilidades para compreender e associar o conteúdo trabalhado e, conseguir fazer a relação com outros conteúdos da Física, além de interagirem entre si e com o professor. Nessa troca de conhecimentos, começam a surgir os primeiros indícios de Aprendizagem Significativa. Para facilitar a compreensão e o desenvolvimento do Produto Educacional (PE) foram feitas duas Estação por Rotação, na primeira Estação foi utilizado o detector de campo elétrico, e aplicado o primeiro pré-teste. Na segunda Estação por Rotação, foi utilizado o detector de campo eletromagnético. Com intuito de buscar indícios de Aprendizagem Significativa, optou-se em aplicar um pós-teste sessenta dias após o término da aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).A proposta é estruturada no cognitivismo da Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel. A opção por uma sequência didática, desenvolvida por Moreira (2011) ocorre justamente por se tratar de uma estrutura elaborada por etapas sequenciais, visando a uma ligação com a estrutura cognitiva do aprendiz. Os dados dessa pesquisa foram colhidos na implementação que ocorreu em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio público do Estado do Paraná. Parte do produto educacional também foi aplicado em um mini curso hands on tec – circuito elétrico, para alunos da Universidade Federal do Paraná, em forma de oficina no IV Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências Exatas. O total de aulas propostas para a aplicação do Produto Educacional é de 9 aulas de 45 minutos cada. A análise qualitativa do material se deu através da aplicação da Escala de Motivação para Aprendizagem de Zenorini e, baseada na Literatura de Laurence Bardin. A análise quantitativa foi realizada através das aplicações dos pré-testes e pós-testes, e através do teste paramétrico test t-student através dos quais, pelos resultados obtidos, encontraram-se indícios de aprendizagem significativa.
Abstract: The present dissertation work is the implementation and evaluation of a Potentially Significant Teaching Unit for the Teaching-Learning of the electromagnetic field concept. In order to better understand what motivates students to study, the Zenorini Learning Motivation Scale (2007) was applied. Then, an electric field detector and an electromagnetic field detector were built with the apprentices.Since the electromagnetic field detector uses the Arduino platform and the program using the C programming language is provided by the teacher, thus, the learner interacts with these detectors, using the rotation per station methodology associated with the Predict, Interact and Explain methodology, in the activities proposed to the learner, in order to facilitate their understanding of part of the process of how electromagnetic fields arise. In this way, learners develop skills to understand and associate the content worked on and are able to make the relationship with other contents of Physics, in addition to interacting with each other and with the teacher. In this exchange of knowledge, the first signs of Meaningful Learning begin to appear. In order to facilitate the understanding and development of the Educational Product (PE), two Stations per Rotation were carried out, in the first Station the electric field detector was used, and the first pre-test was applied. In the second station per station, the electromagnetic field detector was used. In order to seek evidence of Meaningful Learning, it was decided to apply a post-test sixty days after the end of the application of the Potentially Significant Teaching Unit (UEPS).The proposal is structured on the cognitivism of David P. Ausubel's Theory of Meaningful Learning. The option for a didactic sequence, developed by Moreira (2011) occurs precisely because it is a structure elaborated by sequential steps, aiming at a connection with the learner's cognitive structure. The data from this research were collected in the implementation that took place in a third-year high school class at a public school in the State of Paraná. Part of the educational product was also applied in a hands on tec mini-course – electrical circuit, for students at the Federal University of Paraná. in the form of a workshop at the IV Academic Week of Degree in Exact Sciences. The total number of classes proposed for the application of the Educational Product is 9 classes of 45 minutes each. The qualitative analysis of the material took place through the application of Zenorini's Motivation for Learning Scale, based on Laurence Bardin's Literature. Quantitative analysis was performed through the applications of pre-tests and post-tests, and through the parametric test t-student test through which, by the results obtained, signs of significant learning were found.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28595
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaocampoeletromagnetico.pdf7,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
avaliacaocampoeletromagnetico_produto.pdf4,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons