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Título: Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
Título(s) alternativo(s): Teachers' beliefs and attitudes regarding working with phono logical awareness in literacy and literacy processes
Autor(es): Picolotto, Elena Adriana Dietrich
Orientador(es): Silva, Susiele Machry da
Palavras-chave: Superstição
Fonologia
Alfabetização
Leitura
Superstition
Phonology
Literacy
Reading
Data do documento: 22-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PICOLOTTO, Elena Adriana Dietrich. Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Uma vez que apropriação do sistema de escrita alfabético e os processos de leitura estão em relação com o desenvolvimento da Consciência Fonêmica, o trabalho com a Consciência Fonológica, por envolver a manipulação destas unidades menores da língua, é de suma relevância no desenvolvimento da Leitura e da Escrita por crianças em fase de Alfabetização e Letramento. Frente a isso, o tema desta pesquisa compreende uma investigação do que os professores que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 conhecem sobre o trabalho com a Consciência Fonológica e, se, e como desenvolvem atividades que envolvam estas habilidades em sua sala de aula. A amostra da pesquisa contou com um grupo de professores que trabalham na fase inicial da alfabetização, que compreende as turmas de Pré escola, 1º ano, 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental I. Estes professores foram consultados por meio de questionário, via Google forms, com questões que buscaram conhecer sobre: (a) se conhecem e trabalham com Consciência Fonológica; (b) o que pensam sobre como a Consciência Fonológica contribui no processo de ensino e aprendizagem; além disso, (c) como os fonemas, sílabas e rimas são trabalhados nas suas aulas. Os resultados obtidos mostram que a maioria das professoras alfabetizadoras entrevistadas possui conhecimento sobre o que é e o que envolve o trabalho com a Consciência Fonológica, bem como concordam com a sua contribuição para o dedesenvolvimento da leitura e da escrita. Na prática, não obstante, estes professores, em maioria, revelam ainda dar preferência aos métodos de alfabetização silábico e alfabético, até mesmo por serem estes mais conhecidos e estarem presentes no material que usam. Avaliase, com isso, a necessidade de um preparo do professor para o trabalho com as habilidades que envolvam a Consciência Fonológica.
Abstract: Once the appropriation of the alphabetic writing system and the reading processes are related to the development of Phonemic Awareness, the work with Phonological Awareness, as it involves the manipulation of these smaller units of the language, is of great importance in the development of Reading and Writing by children in the Literacy and Literacy phase. Given that, the theme of this research includes an investigation into what teachers who work in the early years of Elementary School 1 know about working with Phonological Awareness and if they do, how they develop activities that involve these skills in their classroom. The research sample included a group of teachers who work in the initial phase of literacy, which comprises the classes of Preschool, 1st year, 2nd year and 3rd year of Elementary School I. These teachers were consulted through a questionnaire, via Google Forms, with questions that sought to know: (a) if they know and work with Phonological Awareness; (b) how they think the Phonological Awareness contributes to the teaching and learning process; in addition, (c) how phonemes, syllables and rhymes are used in their classes. The obtained results show that most of the literacy teachers that were interviewed have knowledge about what it is and what it involves to work with Phonological Awareness, as well as they agree with its contribution to the development of reading and writing. In practice, however, these teachers, in their majority, still show preference for syllabic and alphabetic literacy methods, also because they are better known for being present in the material they use. Therefore, the need for preparing the teacher to work with skills that involve Phonological Awareness is evaluated.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28590
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