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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28588
Título: | As influências da ludicidade para o desenvolvimento da consciência fonológica no ensino de língua inglesa para adultos: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | The influence of playfulness in the development of phonological awareness in English teaching for adults: a case study |
Autor(es): | Reche, Amanda Stanislawski |
Orientador(es): | Winfield, Claudia Marchese |
Palavras-chave: | Fonologia Linguagem e línguas - Estudo e ensino Língua inglesa Estratégias de aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Phonology Language and languages - Study and teaching English language Learning strategies Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 23-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | RECHE, Amanda Stanislawski. As influências da ludicidade para o desenvolvimento da consciência fonológica no ensino de língua inglesa para adultos: um estudo de caso. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. |
Resumo: | Este trabalho consiste em um estudo de caso conduzido em uma escola de idiomas privada, localizada na cidade de Pato Branco, Paraná. O objetivo do estudo foi investigar a percepção do morfema –ed da língua inglesa como língua estrangeira em aprendizes brasileiros adultos. Os objetivos específicos voltaram-se para compreender o efeito da intervenção didática, envolvendo ludicidade no ensino com a sonoridade dos sons do –ed na língua inglesa. O estudo considerou os desafios referentes à alomorfia na distinção desse morfema entre o inventário fonético- fonológico da língua portuguesa e da língua inglesa, assim como o fato de o sistema linguístico da língua materna estar tipicamente consolidado em indivíduos adultos. Desse modo, buscou-se analisar se o uso de recursos lúdicos possibilita um refinamento da percepção do morfema –ed em aprendizes adultos de língua inglesa como língua estrangeira. A coleta de dados foi realizada com um grupo de 4 jovens e adultos, todos do sexo feminino, matriculados em uma escola de idiomas, privada, de Pato Branco em uma turma de Língua Inglesa (LI) em nível intermediário, em ensino remoto emergencial devido à pandemia do coronavírus em 2021. Os instrumentos utilizados compreenderam um teste de percepção dos alomorfes do morfema –ed aplicado em três momentos: antes da apresentação dos alomorfes, após a apresentação dos alomorfes e após a intervenção com recursos lúdicos para sensibilização à sonoridade do morfema; bem como uma pergunta aberta aos participantes ao fim do processo. Em termos descritivos, não se verificou influência significativa da ludicidade em termos de maior número de acertos nos testes aplicados. Notou-se que os participantes alteraram suas respostas ao longo dos três momentos de teste na maioria das questões. Entretanto, alguns resultados indicaram incerteza na resposta dos participantes após o uso da ludicidade, sugerindo que a percepção dos alomorfes demanda mais instrução e prática do que as intervenções do presente estudo proporcionou. Ademais, através desses resultados, foi possível comprovar que os alomorfes [d] e [t] são os que causaram maior dificuldade na percepção dos participantes. Por fim, este estudo demonstrou, através dos resultados qualitativos, que os participantes consideraram a experiência lúdica como algo positivo, que pode auxiliar no seu aprendizado de uma língua estrangeira, de modo a deixar as aulas mais descontraídas e dinâmicas. |
Abstract: | This research consists in a case study carried out in a private language school in the city of Pato Branco, Paraná. The aim of this study was to investigate the perception of the -ed morpheme in English as a foreign language for adult Brazilian learners. The specific goals were related to the understanding of the effects of teaching through ludic activities in the teaching of the -ed sounds in the English language. The study considered the challenges regarding the allomorphs in the distinction between Portuguese and English phonetic-phonological inventories, as well as the fact that the mother tongue’s linguistic system is typically consolidated in adults. Therefore, we sought to analyze if the usage of playful resources enables a refinement of the perception of the -ed morpheme in adult learners of English as a foreign language. Data collection was carried out with a group of 4 young and adults – all females – taking intermediate level English lessons at a private language school in Pato Branco in remote emergency mode, due to the pandemic context of coronavirus, in 2021. The instruments used in this study included a test of perception of the -ed allomorphs, which was applied at three different moments: one before the allomorphs presentation, another after the allomorphs presentation and one after the intervention with playful resources used for the awareness of the morpheme sonority. In descriptive terms, it was not possible to verify a significant influence of playful resources in terms of a higher number of correct answers in the applied tests. It was noticed that the participants changed their answers during the three different test momentsfor most part of the questions. However, some results showed uncertainty in the participants’ answers after the usage of playfulness resources, which suggests that the perception of the allomorphs demands more instruction and practice than the ones provided by the present study’s the interventions. Morevover, data showed that [d] and [t] allomorphs were the ones that caused more difficulty in the participants’ perception. Finally, through qualitative results, this study has indicated that the participants considered the ludic experience as something positive that can assist foreign language learning in creating more relaxing and dynamic classes. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28588 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Letras |
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