Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Mariana Laís-
dc.date.accessioned2022-05-18T13:56:13Z-
dc.date.available2022-05-18T13:56:13Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationBATISTA, Mariana Lais. A unidade afeto-cognição em situações de ensino que envolvam música e matemática para a apropriação do conceito de fração. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28562-
dc.descriptionAcompanha: "Théo no munda da Música": uma proposta metodológica para o ensino de fraçõespt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate students’ motivation in affect-cognition unit in teaching situations that involve elements of music for the appropriation of the concept of fraction. To achieve the objective, we sought to answer the following question: How can students’ motivation in the affect-cognition unit materialize through teaching situations that involve elements of music for the appropriation of the concept of fraction? The theoretical foundation adopted to support the research, the organization of actions and the capture and analysis of the data was based on the Historical-Cultural Theory, the Activity Theory and the Teaching Guiding Activity. To capture data in the research, the following instruments were adopted: logbook, written and audio record and conversation circle. Four meetings were held in a fifth-year class of an elementary school, with a moment of observation and intervention through the development of a Virtual History entitled “Théo in the world of music”. The results and data analysis were described through the só-called isolated, presented through episodes and scenes representing the movement of the phenomenon studied. The analysis points to the relationship of motivation in teaching situations that involve music and mathematics for the appropriation of the concept of fraction, as a possibility for teaching, revealing evidence of the conceptual development of fraction in a dialectical relationship present in the affect-cognition unit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectMotivação (Psicologia)pt_BR
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMusic in educationpt_BR
dc.subjectMotivation (Psychology)pt_BR
dc.subjectAffect (Psychology)pt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.titleA unidade afeto-cognição em situações de ensino que envolvam música e matemática para a apropriação do conceito de fraçãopt_BR
dc.title.alternativeThe affect-cognition unit in teaching situations that involve music and mathematics for the appropriation of the concept of fractionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar a motivação dos estudantes na unidade afeto-cognição em situações de ensino que envolvam elementos da música para a apropriação do conceito de fração. Para alcançar o objetivo, buscou-se responder a seguinte pergunta: De que modo a motivação dos estudantes na unidade afetocognição pode se materializar por meio de situações de ensino que envolvem elementos de música para a apropriação do conceito de fração? A fundamentação teórica adotada para embasar a pesquisa, a organização das ações e a captação e análise dos dados fundamentou-se na Teoria Histórico Cultural, na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino. Para captação dos dados na pesquisa, adotouse os seguintes instrumentos: diário de bordo, registro escrito e de áudio e roda de conversa. Foram realizados quatro encontros, em uma turma de quinto ano de uma escola do ensino fundamental, com momento de observação e intervenção por meio do desenvolvimento de uma História Virtual intitulada “Théo no mundo da música”. Os resultados e análise de dados foram descritos por meio dos chamados isolados, apresentados mediante episódios e cenas representando o movimento do fenômeno estudado. A análise aponta para a relação da motivação em situações de ensino que envolvam música e matemática para a apropriação do conceito de fração, enquanto possibilidade para o ensino, desvelando indícios do desenvolvimento conceitual de fração numa relação dialética presente na unidade afeto-cognição.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3985-9985pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0199914964476791pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flavia Dias de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.contributor.referee1Asbahr, Flavia da Silva Ferreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7338-0003 Endereçopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992862282815480pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Flavia Dias de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.contributor.referee3Panossian, Maria Lucia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5847-4485pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3750368511104051pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matematicamusicaconceitofracao.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
matematicamusicaconceitofracao_produto.pdf5,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons