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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Diego Borges da-
dc.date.accessioned2022-05-16T23:45:58Z-
dc.date.available2022-05-16T23:45:58Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationSILVA, Diego Borges. A educação como prática de ressocialização em jovens privados de liberdade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28532-
dc.description.abstractThis investigation aims to investigate the way in which education is inserted in penitentiaries, to understand its role in the coexistence of individuals deprived of liberty, inside prisons and in their reintegration into society. To reach the proposed objective, the qualitative research presents an analysis of scientific works already carried out and official documents about the São Paulo penitentiaries. We opted for a methodology focused on document analysis of scientific studies and official documents, in order to better understand and carry out an analysis of the documents. The databases considered were the theses and dissertations database with 12 results and Academic Google with 12 results. An analysis was carried out based on the abstracts and final considerations, considering factors such as the location of São Paulo and young people aged 18 to 29. The results obtained with the investigation, education as a way for a better coexistence of the individual inside the prisons and a hope of a better life outside the bars. Despite all the precarious structure that prisons offer, education is a right and resocialization should be the focus of prisons.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.subjectResocializationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPrisonspt_BR
dc.titleA educação como prática de ressocialização em jovens privados de liberdadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente investigação tem como finalidade investigar a forma com que a educação está inserida nas penitenciárias, compreender seu papel no convívio dos indivíduos privados de liberdade, dentro dos presídios e em sua reintegração em sociedade. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa qualitativa apresenta uma análise de trabalhos científicos já realizados e documentos oficiais sobre as penitenciarias paulistas. Optou-se por uma metodologia focada na análise documental dos estudos científicos e documentos oficiais, para melhor compreender e realizar uma análise dos documentos. As bases de dados consideradas foram o banco de teses e dissertações com 12 resultados e Google Acadêmico com 12 resultados, foi realizado uma analise a partir dos resumos e das considerações finais, considerando fatores como a localização de São Paulo e jovens de 18 a 29 anos. Os resultados obtidos com a investigação, a educação como um caminho para uma melhor convivência do indivíduo dentro dos presídios e uma esperança de uma vida melhor fora das grades. Apesar de toda estrutura precária que as unidades prisionais oferece, a educação é um direito e a ressocialização deve ser o foco das prisões.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee2José, Gesilane de Oliveira Maciel-
dc.contributor.referee3Barbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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