Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28531
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marcelino, Ayumi Tamaki | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T23:43:53Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T23:43:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.identifier.citation | MARCELINO, Ayumi Tamaki. Matrizes e operações através da resolução de problemas: uma sequência didática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28531 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to build a didactic sequence about the content of matrices for High School using the Problem Solving methodology, to collaborate in the teaching learning of Mathematics, as well as to provide guidance to teachers. For this, a historical survey, a bibliographical review on matrices and a presentation of the concepts of matrices and their operations were made, discussed in the didactic sequence. This is qualitative research. For the construction of the sequence, the following procedures were performed: the exploration of the concept of matrix and its operations from the analysis of three textbooks and, later, the selection of 5 problems involving the concept of matrix and the operations of addition, subtraction and matrix multiplication. From them, possible resolutions were presented and referrals were made to the teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Solução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Matrizes (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | pt_BR |
dc.subject | Matrices | pt_BR |
dc.title | Matrizes e operações através da resolução de problemas: uma sequência didática | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por objetivo construir uma sequência didática sobre o conteúdo de matrizes para o Ensino Médio utilizando a metodologia Resolução de Problemas, para colaborar no ensino-aprendizagem de Matemática, bem como fornecer orientações aos professores. Para isso, foram feitos um levantamento histórico, uma revisão bibliográfica sobre matrizes e uma apresentação dos conceitos de matrizes e suas operações, abordados na sequência didática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a construção da sequência foram realizados os seguintes procedimentos: a exploração do conceito de matriz e de suas operações a partir da análise de três livros didáticos e, posteriormente, a seleção de 5 problemas envolvendo o conceito de matriz e as operações de adição, subtração e multiplicação de matrizes. A partir deles foram apresentadas possíveis resoluções e realizados encaminhamentos aos professores. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.referee1 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Marcele Tavares | - |
dc.contributor.referee3 | Dalto, Jader Otávio | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2021_2_03.pdf | 653,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.