Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28530
Título: | Tarefas exploratórias para o ensino de matemática: uma experiência no 6º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Anna Luiza Alino dos |
Orientador(es): | Araman, Eliane Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Raciocínio Professores - Atitudes Matemática - Estudo e ensino Reasoning Teachers - Attitudes Mathematics - Study and teaching |
Data do documento: | 29-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | SANTOS, Anna Luiza Alino dos. Tarefas exploratórias para o ensino da matemática: uma experiência no 6º ano do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa de característica qualitativa, tem como tema as tarefas exploratórias, com o objetivo de analisar os processos de raciocínio matemático presentes nas resoluções de tarefas exploratórias referentes ao conteúdo de frações em duas duplas de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Para isso, neste estudo, realizamos a fundamentação teórica a respeito do raciocínio matemático e seus processos, das ações do professor em sala de aula e das tarefas de natureza exploratórias, baseando-se no estudo de diversos autores. Os dados que compõe o corpus de análise dessa pesquisa foram coletados durante a realização de tarefas exploratórias nas duplas analisadas, de maneira remota. O instrumento para coleta de dados foi constituído por três tarefas exploratórias. Os resultados apontam que as tarefas exploratórias contribuem para os processos de formulação de conjecturas, justificação, validação e generalização e promovem o raciocínio matemático, uma vez que os alunos, por meio de conhecimentos já adquiridos, desenvolveram outros. |
Abstract: | This qualitative research has as its theme the exploratory tasks, with the objective of analyzing the mathematical reasoning processes present in the resolution of exploratory tasks related to the content of fractions in two pairs of sixth-year students of middle school. For this, in this study, we performed the theoretical foundation regarding mathematical reasoning and its processes, the teacher's actions in the classroom and exploratory tasks, based on the study of several authors. The data that make up the corpus of analysis of this research were collected during the performance of exploratory tasks in the analyzed pairs, remotely. The instrument for data collection consisted of three exploratory tasks. The results indicate that exploratory tasks contribute to the processes of conjecture, formulation, justification, validation and generalization and promote mathematical reasoning, since students, through knowledge already acquired, developed other. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28530 |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2021_2_02.pdf | 771,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.