Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28529
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Garuth, Amanda Barretos Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T23:39:51Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T23:39:51Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GARUTH, Amanda Barretos Lima. Educação do campo e licenciatura em matemática: aproximações e distanciamentos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28529 | - |
dc.description.abstract | This research aims to know possible future teachers of rural schools, students of Degree in Mathematics, seeking to understand what brings them closer and what distances them from working in these schools. We sought, then, to look at a specific course and analyze what undergraduates say about their training to work in rural schools, dealing with the importance of the initial teacher training course, in order to problematize the sufficiency and insufficiencies of this training itinerary about the training of these teachers to work in Rural Education. For this, a virtual conversation was held with three graduates of Degree in Mathematics, at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, who attended the curricular component of Teaching Practice D. We realized that, in this course, there is a distancing from the performance in rural schools, as there is only one subject offered in the course, and only in the last semester, which deals directly with Rural Education. Some activities developed in the course, such as supervised internship and research on the Final Paper, promoted an approach to Rural Education. The experiences that the research participants reported, as Basic Education students, undergraduates or graduates of Degree in Mathematics, reinforce problems already described in the literature dealing with Rural Education, such as the high turnover of teachers, the difficulties in accessing schools, infrastructure problems and others. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Numeracy | pt_BR |
dc.subject | Education, Rural | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.title | Educação do campo e licenciatura em matemática: aproximações e distanciamentos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo conhecer possíveis futuros professores de escolas do campo, alunos do curso de Licenciatura em Matemática, buscando compreender o que os aproxima e o que os distancia da atuação nessas escolas. Procuramos, então, olhar para um curso específico e analisar o que os licenciandos dizem a respeito de sua formação para atuação nas escolas do campo, tratando da importância do curso de formação inicial de professores, a fim de problematizar as suficiências e insuficiências desse itinerário formativo acerca da formação desses professores para atuação na Educação do Campo. Para isso, foi realizada uma roda de conversa, de modo virtual, com três egressas do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Cornélio Procópio, que cursaram o componente curricular de Prática de Ensino D. Percebemos que, neste curso, há um distanciamento da atuação nas escolas do campo, pois há um único componente curricular ofertado no curso, e somente no último semestre, que trata diretamente da Educação do Campo. Algumas atividades desenvolvidas no curso, como estágio supervisionado e pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, promoveram aproximação à Educação do Campo. As experiências que as participantes da pesquisa relataram, como estudantes da Educação Básica, licenciandas ou egressas do curso de Licenciatura em Matemática, reforçam problemas já descritos na literatura que trata da Educação do Campo, como a alta rotatividade de professores, as dificuldades de acesso às escolas, os problemas de infraestrutura e outros. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de | - |
dc.contributor.referee2 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.referee3 | Pereira, David da Silva | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2021_2_01.pdf | 532,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.