Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28527
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Hoffmann, Volnir | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T18:56:17Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T18:56:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-24 | - |
dc.identifier.citation | HOFFMANN, Volnir. Astronomia: resgate dos conhecimentos astronômicos dos povos indígenas Avá-Guarani. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28527 | - |
dc.description.abstract | The general objective of this work was to rescue the Indigenous Astronomical Culture and compare the empirical knowledge of indigenous peoples of the AváGuarani ethnicity on astronomy with scientific knowledge, associating the observation of the sky with the seasons, climate, better times to hunt animals and better planting seasons. Interviews were conducted with 3 indigenous people, one a tribe’s chief and two older indigenous people previously selected, indicated by other indigenous people, due to their knowledge of astronomy in order to recover knowledge related to relative movements between the Sun, Earth and Moon, phases of the Moon, Eclipses and indigenous astronomy, and what is the importance of this knowledge for the AváGuarani ethnic group. After these analyses, a didactic sequence was developed, applied to 14 indigenous students from 6th to 9th grade of elementary school, aged between 18 and 50 years. When interviewing the oldest and indigenous students, it is clear that the students did not have knowledge regarding their tribe's Astronomy and showed lack of interest in their culture. With the development of the didactic sequence, they were interested in knowing, valuing and keeping records about their culture and astronomy, they were able to differentiate knowledge related to their culture and scientific knowledge. Schools, especially indigenous ones, must maintain a continuous work of valuing and recording the knowledge of older indigenous people, so that it is not lost with the passing of generations. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Intercâmbio cultural e científico | pt_BR |
dc.subject | Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Astronomy | pt_BR |
dc.subject | Exchange, Literary and scientific | pt_BR |
dc.subject | Indians | pt_BR |
dc.title | Astronomia: resgate dos conhecimentos astronômicos dos povos indígenas Avá-Guarani | pt_BR |
dc.title.alternative | Astronomy: recovering the astronomical knowledge of Avá-Guarani indigenous peoples | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo geral resgatar a Cultura Astronômica Indígena e comparar os conhecimentos empíricos dos povos indígenas da etnia Avá-Guarani sobre astronomia com os conhecimentos científicos, associando a observação do céu com as estações do ano, o clima, melhores épocas para caçar animais e melhores épocas de plantio. Foram realizadas entrevistas com 3 indígenas, sendo um cacique e dois indígenas mais velhos previamente selecionados, indicados por outros indígenas, devido terem conhecimentos referentes a astronomia própria com o intuito de resgatar conhecimentos relacionados a movimentos relativos entre Sol, Terra e Lua, fases da Lua, Eclipses e astronomia indígena, e qual a importância desses conhecimentos para a etnia AváGuarani. Após essas análises foi elaborado uma sequência didática aplicada a 14 alunos indígenas de 6º ao 9º ano do EF, idade entre 18 a 50 anos. Ao entrevistar os mais antigos e os alunos indígenas, percebe-se que os alunos não apresentavam conhecimentos referente a Astronomia de sua tribo e apresentavam desinteresse em sua cultura. Com o desenvolver da sequência didática mostraram-se interessados em conhecer, valorizar e manter registros sobre sua cultura e astronomia, conseguiram diferenciar conhecimentos relacionados a sua cultura e conhecimentos científicos. As escolas, principalmente as indígenas, devem manter um trabalho contínuo de valorização e registro dos conhecimentos dos indígenas mais velhos, para que não se perca com o passar das gerações. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-4436-4063 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1573061782896890 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7861-3059 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6420445044479337 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Longen, Fabio Rogerio | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7861-3059 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6420445044479337 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mano, Amanda de Mattos Pereira | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-2924-583X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9864602016869508 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-9093-9964 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9414569996009500 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Parisoto, Mara Fernanda | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-6592-4915 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0244205065497051 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conhecimentosastronomicospovosindigenas.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
conhecimentosastronomicospovosindigenas_produto.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons