Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuizzo, Marcos Antonio-
dc.date.accessioned2022-05-16T18:25:31Z-
dc.date.available2022-05-16T18:25:31Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationGUIZZO, Marcos Antonio. Star's rescuers: um jogo de tabuleiro colaborativo para o ensino da evolução estelar. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28526-
dc.description.abstractIn this dissertation, elaborated in the formative context of the National Professional Master's Graduate Program in Physics Teaching, we present a proposal for the teaching of Stellar Evolution in the discipline of Physics, which was conceived and applied in the 3rd year of High School. As this is the final stage of basic education, students are expected to be familiar with the essential concepts of gravitation and thermology, as well as notions about atomic structure and chemical reactions, which are desirable (but not essential) for the appropriation of new learning. From this perspective, Stellar Evolution will be approached in a transdisciplinary way, relating several concepts of Physics and other Natural Sciences, serving, at this level of education, as an introductory experience in the fields of Astronomy and Astrophysics. This work pays attention to the guidelines of the National Curriculum Guidelines for the New High School (2018) and is in line with the premises of the BNCC High School on the competences and abilities recommended in the Natural Sciences component, which we understand to be discredited by current school programs. Supported by Vygotsky's cultural­historical theory, complemented by the assumptions of Marshall Rosenberg's model of non­violent communication, we elaborated the didactic unit and the respective educational product, the board game “Star's Rescuers”. We contemplated the topics related to Stellar Evolution that, in our judgment, proved to be more adequate to the construction of the desired learning. The educational product, adopted as a didactic tool, proved to be of great value for the understanding of Stellar Evolution, as well as for the enrichment of the student's experience concerning to the study of Physics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiências físicaspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEstrelas - Evoluçãopt_BR
dc.subjectPhysical sciencespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectStars - Evolutionpt_BR
dc.titleStar's rescuers: um jogo de tabuleiro colaborativo para o ensino da evolução estelarpt_BR
dc.title.alternativeStar's rescuers: a collaborative board game for teaching stellar evolutionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNa presente dissertação, elaborada no contexto formativo do Programa de Pós-graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, apresentamos uma proposta para o ensino da Evolução Estelar na disciplina de Física, a qual foi concebida e aplicada junto ao 3º ano do Ensino Médio. Por ser a etapa final da educação básica, esperasse que os alunos estejam familiarizados com os conceitos essenciais de gravitação e termologia, bem como noções sobre a estrutura atômica e reações químicas, as quais são desejáveis (mas não imprescindíveis) para a apropriação das novas aprendizagens. Sob essa perspectiva, a Evolução Estelar será abordada de forma transdisciplinar, relacionando diversos conceitos de Física e demais Ciências da Natureza, servindo, nesse nível de ensino, como uma experiência introdutória os domínios da Astronomia e da Astrofísica. Este trabalho atenta às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para o novo Ensino Médio (2018) e está alinhado às premissas da BNCC do Ensino Médio sobre as competências e habilidades preconizadas no componente Ciências da Natureza, as quais entendemos desprestigiadas pelos atuais programas escolares. Amparados pela teoria histórico-cultural de Vygotsky, complementada pelos pressupostos do modelo de comunicação não violenta de Marshall Rosenberg, elaboramos a unidade didática e o respectivo produto educacional, o jogo de tabuleiro “Star’s Rescuers”. Contemplamos os tópicos referentes à Evolução Estelar que, segundo nosso julgamento, mostraram-se mais adequados à construção das aprendizagens desejadas. O produto educacional, adotado como ferramenta didática, mostrou-se de grande valor para a compreensão da Evolução Estelar, bem como para o enriquecimento da experiência dos alunos em relação ao estudo da Física.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-5621-867Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402957944310439pt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Jaziel Goulart-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9386-1042pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0298932683600051pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Jaziel Goulart-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-9386-1042pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0298932683600051pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Jose Carlos Neves de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-4418-4289pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6217296674061205pt_BR
dc.contributor.referee3Anjos, Rita de Cassia dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6463-2272pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5775617413825711pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
starsrescuersjogotabuleiro.pdf15,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
starsrescuersjogotabuleiro_produto.pdf13,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons