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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28526
Título: | Star's rescuers: um jogo de tabuleiro colaborativo para o ensino da evolução estelar |
Título(s) alternativo(s): | Star's rescuers: a collaborative board game for teaching stellar evolution |
Autor(es): | Guizzo, Marcos Antonio |
Orientador(es): | Coelho, Jaziel Goulart |
Palavras-chave: | Ciências físicas Jogos educativos Estrelas - Evolução Physical sciences Educational games Stars - Evolution |
Data do documento: | 5-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | GUIZZO, Marcos Antonio. Star's rescuers: um jogo de tabuleiro colaborativo para o ensino da evolução estelar. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021. |
Resumo: | Na presente dissertação, elaborada no contexto formativo do Programa de Pós-graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, apresentamos uma proposta para o ensino da Evolução Estelar na disciplina de Física, a qual foi concebida e aplicada junto ao 3º ano do Ensino Médio. Por ser a etapa final da educação básica, esperasse que os alunos estejam familiarizados com os conceitos essenciais de gravitação e termologia, bem como noções sobre a estrutura atômica e reações químicas, as quais são desejáveis (mas não imprescindíveis) para a apropriação das novas aprendizagens. Sob essa perspectiva, a Evolução Estelar será abordada de forma transdisciplinar, relacionando diversos conceitos de Física e demais Ciências da Natureza, servindo, nesse nível de ensino, como uma experiência introdutória os domínios da Astronomia e da Astrofísica. Este trabalho atenta às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para o novo Ensino Médio (2018) e está alinhado às premissas da BNCC do Ensino Médio sobre as competências e habilidades preconizadas no componente Ciências da Natureza, as quais entendemos desprestigiadas pelos atuais programas escolares. Amparados pela teoria histórico-cultural de Vygotsky, complementada pelos pressupostos do modelo de comunicação não violenta de Marshall Rosenberg, elaboramos a unidade didática e o respectivo produto educacional, o jogo de tabuleiro “Star’s Rescuers”. Contemplamos os tópicos referentes à Evolução Estelar que, segundo nosso julgamento, mostraram-se mais adequados à construção das aprendizagens desejadas. O produto educacional, adotado como ferramenta didática, mostrou-se de grande valor para a compreensão da Evolução Estelar, bem como para o enriquecimento da experiência dos alunos em relação ao estudo da Física. |
Abstract: | In this dissertation, elaborated in the formative context of the National Professional Master's Graduate Program in Physics Teaching, we present a proposal for the teaching of Stellar Evolution in the discipline of Physics, which was conceived and applied in the 3rd year of High School. As this is the final stage of basic education, students are expected to be familiar with the essential concepts of gravitation and thermology, as well as notions about atomic structure and chemical reactions, which are desirable (but not essential) for the appropriation of new learning. From this perspective, Stellar Evolution will be approached in a transdisciplinary way, relating several concepts of Physics and other Natural Sciences, serving, at this level of education, as an introductory experience in the fields of Astronomy and Astrophysics. This work pays attention to the guidelines of the National Curriculum Guidelines for the New High School (2018) and is in line with the premises of the BNCC High School on the competences and abilities recommended in the Natural Sciences component, which we understand to be discredited by current school programs. Supported by Vygotsky's culturalhistorical theory, complemented by the assumptions of Marshall Rosenberg's model of nonviolent communication, we elaborated the didactic unit and the respective educational product, the board game “Star's Rescuers”. We contemplated the topics related to Stellar Evolution that, in our judgment, proved to be more adequate to the construction of the desired learning. The educational product, adopted as a didactic tool, proved to be of great value for the understanding of Stellar Evolution, as well as for the enrichment of the student's experience concerning to the study of Physics. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28526 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
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