Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Leandra Letícia de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T20:46:46Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T20:46:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Leandra Letícia de. Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the performance and strategies of elementary school students when solving different types of problems. The theoretical foundation covers problem solving, problem types and resolution strategies. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were 17 students from the 6th year of elementary school. The instrument for data collection consisted of six different types of problems. The interaction with the students took place online, and the records of the resolutions made by the participants were presented with the sending of a photo, from an online platform. Thus, it was possible to analyze the students' resolution strategies and conclude that the most used by them were the use of basic operations and intuitive thinking. Regarding performance, in the standard-compound type problem, the participants did better compared to the others. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Solução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | pt_BR |
dc.subject | School children | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.title | Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho e as estratégias de alunos do Ensino Fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. A fundamentação teórica abrange a resolução de problemas, os tipos de problemas e as estratégias de resolução. A abordagem da pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e os participantes foram 17 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O instrumento para coleta de dados foi constituído por seis problemas de diferentes tipos. A interação com os alunos ocorreu de forma online, e os registros das resoluções feitas pelos participantes foram apresentados com envio de uma foto, a partir de uma plataforma online. Dessa forma foi possível analisar as estratégias de resoluções dos alunos e concluir que as mais utilizadas por eles foram o uso das operações básicas e do pensamento intuitivo. Em relação ao desempenho, no problema do tipo padrão-composto foi que os participantes se saíram melhor se comparado aos demais. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.referee1 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | Fontanini, Maria Lucia de Carvalho | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2020_2_05.pdf | 943,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.