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Título: Espaço, memória e identidade em Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende
Autor(es): Modesto, Andrezza Braga
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Ficção romântica
Identidade (Psicologia) na literatura
Memória na literatura
Rezende, M. V. (Maria Valéria), 1942-
Romance fiction
Identity (Psychology) in literature,
Memory in literature
Data do documento: 8-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MODESTO, Andreza Braga. Espaço, memória e identidade em Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: As tendências da literatura brasileira contemporânea têm mostrado a representação do espaço e da experiência subjetiva do indivíduo. O propósito deste trabalho consiste em analisar a obra Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende. A autora brasileira trabalha com temas importantes em sua literatura, tais como: a proposta de uma visão social e política, crítica feminista, movimentos migratórios, a relação entre espaço, memória e identidade. A narrativa em questão apresenta-se como um romance cujo tema é o deslocamento geográfico. Alice, a protagonista, se muda de Paraíba para Porto Alegre para acompanhar os planos de gravidez da filha. Conquanto, a história desdobra-se com o desaparecimento de Cícero Araújo. A narradora dedica-se a essa busca para encontrá-lo. Assim, Quarenta dias torna-se referência ao tempo vivenciado nas ruas, transitando e dormindo pelos cantos da cidade. Brandão e Pessôa (2019) já diziam que as transformações no espaço acontecem por conta do sujeito de memória, o qual pretende solidificar a construção textual a partir da materialização de determinados lugares como: casas, ruas, bairros, cidades. Com base nessas reflexões, este trabalho, portanto, investigou o espaço da cidade como reflexo da memória e identidade no romance da escritora Maria Valéria Rezende. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo, pautada na análise literária e ancora-se no método bibliográfico-exploratório. Os instrumentos de coletas de dados levaram em consideração o romance, como elemento essencial, à luz dos suportes teóricos principais para análise tais como Luis Alberto Brandão e Silvana Pessôa (2019), Walter Benjamin (2020), Yi-Fu Tuan (1980 e 2015), Jeanne Gagnebin (2009) e Aleida Assmann (2011).
Abstract: Trends in contemporary Brazilian literature have shown the representation of space and the individual’s subjective experience. The purpose of this dissertation is to analyze the novel Quarenta dias (2014), by Maria Valéria Rezende. The Brazilian author works with important themes in her literature such as: the proposal of a social and political vision, feminist criticism, migratory movements, the relationship between space, memory and identity. The narrative presents itself as a novel whose theme is geographical displacement. Alice, the protagonist, moves from Paraíba to Porto Alegre to monitor her daughter’s pregnancy plans. However, the story unfolds with the disappearance of Cícero Araújo. The narrator is dedicated to this quest to find him. Thus, Quarenta dias becomes a reference to the time experienced on the streets, traveling and sleepingon the corners of the city. Brandão and Pessôa (2019) have already said that the transformations in space happen because of the subject of memory, who intends to solidify the textual construction from the materialization of certain places such as houses, streets, neighborhoods, cities. Based on these reflections, this work, therefore, investigates the city’s space as a reflection of memory and identity in the novel by writer Maria Valéria Rezende. Methodologically, the research is qualitative, based on literary analysis and anchored in the bibliographic-exploratory method. The data collection instruments took into account the novel as an essential element, taking advantage of the main theoretical supports for analysis such as Luis Alberto Brandão and Silvana Pessôa (2019), Walter Benjamin (2020), Yi-Fu Tuan (1980 and 2015), Jeanne Gagnebin (2009) and Aleida Assmann (2011).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28471
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