Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28458
Título: | Tarefas exploratórias e raciocínio matemático |
Autor(es): | Paula, Bruna Angelis de |
Orientador(es): | Araman, Eliane Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Raciocínio Alfabetização matemática Professores Reasoning Numeracy Teachers |
Data do documento: | 7-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | PAULA, Bruna Angelis de. Tarefas exploratórias e raciocínio matemático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa, de característica qualitativa e interpretativa, tem como tema Tarefas Exploratórias e o Raciocínio Matemático. O objetivo é analisar os processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio ao resolverem uma tarefa matemática de caráter exploratório e ações da professora diante desta tarefa. Para isso, neste presente estudo realizamos uma discussão teórica a respeito do raciocínio matemático e dos processos relacionados a ele, sobre ações de professores que apoiam o raciocínio matemático e sobre tarefas de natureza exploratória, tendo como embasamento estudos realizados por diversos autores. Os dados que compõe o corpus de análise dessa pesquisa foram coletados por registros de áudio e vídeo durante a realização da tarefa exploratória na respectiva turma. Os resultados apontam que as ações da professora contribuem para os processos de identificação de padrões, formulação de conjecturas, justificação e generalização, evidenciando o potencial que as ações docentes podem ter no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. |
Abstract: | This qualitative and interpretative research has the theme of Exploratory Tasks and Mathematical Reasoning. The objective is to analyze the mathematical reasoning processes mobilized by students of a 2nd year high school class when solving an exploratory mathematical task and actions of the teacher in the face of this task. To this end, in this study we conducted a theoretical discussion about mathematical reasoning and the processes related to it, about the actions of teachers who support mathematical reasoning and about tasks of an exploratory nature, based on studies carried out by several authors. The data that make up the corpus of analysis of this research were collected by audio and video records, during the performance of the exploratory task in the respective class. The results show that the teacher's actions contribute to the process of identifying patterns, formulating conjectures, justification and generalization, highlighting the potential that teaching actions can have in the development of students' mathematical reasoning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28458 |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2020_2_03.pdf | 534,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.