Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Amanda Araújo Coelho-
dc.date.accessioned2022-05-12T00:35:49Z-
dc.date.available2022-05-12T00:35:49Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Amanda Araújo Coelho. Temas matemáticos nos complexos de estudo: uma análise do plano de estudos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28456-
dc.description.abstractThis Final Paper aims to carry out an analysis regarding the mathematical themes present in the Study Plan of the Landless Rural Workers Movement and, specifically, to investigate its elaboration process. With this, it is hoped to better understand how these connections between school and reality were thought and concretized in this curricular document. For this, the research is divided into two stages: (i) a documentary analysis of the mathematical themes present in the Study Plan; and (ii) conducting interviews with people involved in the preparation of the Study Plan. In the first stage, it became evident that the mathematical themes present there were remarkably similar to what is usually seen in official curricular documents. Therefore, the research moved to the second stage, in which three people were interviewed who actively participated in the preparation of the Study Plan, especially in Mathematics. It was found that the Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica do Paraná were considered the minimum document to be contemplated in the Study Plan and the connections that should be made of the mathematical contents with the portions of reality were artificial, due to the difficulty in carrying out such articulation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação cooperativapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducation, Cooperativept_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.titleTemas matemáticos nos complexos de estudo: uma análise do plano de estudos do movimento dos trabalhadores rurais sem terrapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar uma análise referente aos temas matemáticos presentes no Plano de Estudos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e, especificamente, investigar seu processo de elaboração. Com isso, espera-se melhor compreender como essas conexões entre escola e realidade foram pensadas e concretizadas nesse documento curricular. Para isso, a pesquisa divide-se em duas etapas: (i) uma análise documental dos temas matemáticos presentes no Plano de Estudos; e (ii) realização de entrevistas com pessoas envolvidas na elaboração do Plano de Estudos. Na primeira etapa, evidenciou-se que os temas matemáticos ali presentes eram muito parecidos com o que se costuma ver em documentos curriculares oficiais. Diante disso, a pesquisa caminhou para a segunda etapa, na qual foram entrevistadas três pessoas que participaram ativamente da elaboração do Plano de Estudos, especialmente da área de Matemática. Constatou-se que as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica do Paraná foram consideradas o documento mínimo a ser contemplado no Plano de Estudos e as conexões que deveriam ser feitas dos conteúdos matemáticos com as porções da realidade foram artificiais, devido à dificuldade em realizar tal articulação.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee1Barbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otávio-
dc.contributor.referee3Ferraiol, Thiago Fanelli-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2020_2_01.pdf508,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.