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Título: Temas matemáticos nos complexos de estudo: uma análise do plano de estudos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Autor(es): Nogueira, Amanda Araújo Coelho
Orientador(es): Barbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de
Palavras-chave: Educação cooperativa
Currículos
Educação rural
Education, Cooperative
Education - Curricula
Education, Rural
Data do documento: 29-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: NOGUEIRA, Amanda Araújo Coelho. Temas matemáticos nos complexos de estudo: uma análise do plano de estudos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar uma análise referente aos temas matemáticos presentes no Plano de Estudos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e, especificamente, investigar seu processo de elaboração. Com isso, espera-se melhor compreender como essas conexões entre escola e realidade foram pensadas e concretizadas nesse documento curricular. Para isso, a pesquisa divide-se em duas etapas: (i) uma análise documental dos temas matemáticos presentes no Plano de Estudos; e (ii) realização de entrevistas com pessoas envolvidas na elaboração do Plano de Estudos. Na primeira etapa, evidenciou-se que os temas matemáticos ali presentes eram muito parecidos com o que se costuma ver em documentos curriculares oficiais. Diante disso, a pesquisa caminhou para a segunda etapa, na qual foram entrevistadas três pessoas que participaram ativamente da elaboração do Plano de Estudos, especialmente da área de Matemática. Constatou-se que as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica do Paraná foram consideradas o documento mínimo a ser contemplado no Plano de Estudos e as conexões que deveriam ser feitas dos conteúdos matemáticos com as porções da realidade foram artificiais, devido à dificuldade em realizar tal articulação.
Abstract: This Final Paper aims to carry out an analysis regarding the mathematical themes present in the Study Plan of the Landless Rural Workers Movement and, specifically, to investigate its elaboration process. With this, it is hoped to better understand how these connections between school and reality were thought and concretized in this curricular document. For this, the research is divided into two stages: (i) a documentary analysis of the mathematical themes present in the Study Plan; and (ii) conducting interviews with people involved in the preparation of the Study Plan. In the first stage, it became evident that the mathematical themes present there were remarkably similar to what is usually seen in official curricular documents. Therefore, the research moved to the second stage, in which three people were interviewed who actively participated in the preparation of the Study Plan, especially in Mathematics. It was found that the Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica do Paraná were considered the minimum document to be contemplated in the Study Plan and the connections that should be made of the mathematical contents with the portions of reality were artificial, due to the difficulty in carrying out such articulation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28456
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