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Título: Criação de uma mascote para evento curitibano de esports
Título(s) alternativo(s): Creation of a mascot for an esports event from Curitiba
Autor(es): Zardo, Felipe Galvão de Oliveira Zardo
Souza, João Lucas Frutuoso de Souza
Orientador(es): Sarro, Ed Marcos
Palavras-chave: Design
Comunicação visual
Marca de produtos
Personagens de vídeogames
Jogadores de vídeogames
Visual communication
Brand name products
Video game characters
Video gamers
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZARDO, Felipe Galvão de Oliveira; SOUZA, João Lucas Frutuoso de. Criação de uma mascote para evento curitibano de esports. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Neste trabalho argumenta-se a importância da mascote para o engajamento de uma marca com seu público. Para tanto a comunidade na qual o campeonato curitibano de jogos de luta “Treta Championship” está inserido, serve como nosso objeto de estudo. Visto que essa modalidade de jogos é conhecida pela vasta gama de personagens. De tal modo que pode-se estabelecer o paralelo com as mascotes, que ao mesmo tempo que representam marcas, também são personagens. Além da pesquisa sobre a história desses jogos, busca-se entender mais sobre como os personagens brasileiros são representados nesse meio, já que muitos dos jogos são situados em mundos baseados no que vivemos. Logo, para a criação da mascote optou-se por estudar características de personagens e fundamentos do processo de design de personagens, amplamente usado na indústria de jogos e animação. Aliando o processo com a metodologia graphic design thinking, estabelecemos etapas claras para o desenvolvimento da mascote, como, por exemplo, uma pesquisa com a comunidade dos jogos de luta. Assim finalizando a pesquisa com a mascote em si e exemplos de aplicações que podem ser feitas.
Abstract: In this work, the importance of the mascot for the engagement of a brand with its audience is argued. Therefore, the community in which the Curitiba fight games championship “Treta Championship” is inserted, serves as our object of study. Since, this type of game is known for the wide range of characters. In such a way that a parallel can be established with mascots, which at the same time represent brands, they are also characters. In addition to researching the history of these games, we seek to understand more about how Brazilian characters are represented in this medium, since many of the games are located in worlds based on the one we live. So, for the creation of the mascot, it was decided to study character archetypes and fundamentals of the character design process, widely used in games and animation industry. Combining the process with the graphic design thinking methodology, we established clear steps for the development of the mascot, such as, for example, a survey with the fighting game community. Therefore, finishing the research with the mascot itself and examples of applications that can be made.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28442
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