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dc.creatorMaia, Marcelo Batista-
dc.date.accessioned2022-05-10T19:05:03Z-
dc.date.available2022-05-10T19:05:03Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationMAIA, Marcelo Batista. O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28415-
dc.descriptionAcompanha: TDICs no ensino da hidrostática a luz da teoria histórico-críticapt_BR
dc.description.abstractThe discipline of Physics in High School (MS) has been often criticized for its methods and procedures, according to some authors. Taking into account the state of public calamity due to the new coronavirus pandemic (Sars-Cov-2), in which, based on reports found, a difficulty in communication and in the participation of students in remote activities is perceived. Seeking to collaborate for such advancement, this unit plan was built from the Historical-Critical Pedagogy (PHC), passing through the 5 pedagogical moments proposed by the theory and aiming to develop and evaluate a didactic-pedagogical proposal (PDP) for the teaching of hydrodynamics content in the discipline of Physics in high school, having as a starting point the understanding of students about social practice, giving new meaning to our pedagogical practice, identifying social problems and how the contents can solve them or help to understand them better . Due to the development of remote teaching, the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) was essential to enable this interaction. After the development of this PDP and the analysis of the results, we could see considerable advances in the concepts and applications of hydrodynamics in the discipline of Physics and in everyday life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectHidrodinâmicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectHydrodynamicspt_BR
dc.titleO ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of fluids and Bernoulli equation in basic educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA disciplina de Física no Ensino Médio (EM) vem sendo muitas vezes criticada pelos seus métodos e procedimentos segundo alguns autores. Levando em consideração o estado de calamidade pública devido a pandemia do novo corona-vírus (Sars-Cov-2), em que a partir de relatos encontrados, percebe-se uma dificuldade na comunicação e na participação dos alunos nas atividades remotas. Buscando colaborar para tal avanço, este plano de unidade foi construído a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), perpassando pelos 5 momentos pedagógicos propostos pela teoria e tendo como objetivo desenvolver e avaliar uma proposta didático-pedagógica (PDP) para o ensino do conteúdo de hidrodinâmica na disciplina de Física do ensino médio, tendo como ponto de partida a compreensão dos alunos sobre a prática social, ressignificando a nossa prática pedagógica, identificando os problemas sociais e como os conteúdos podem soluciona-los ou ajudar a entende-los melhor. Em virtude desenvolvimento do ensino no modo remoto, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) foi imprescindível para possibilitar essa interação. Após o desenvolvimento desta PDP e a realização da análise dos resultados,pudemos perceber avanços consideráveis sobre os conceitos e aplicações da hidrodinâmica na disciplina de Física e no cotidiano.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1248-188pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4902595164118939pt_BR
dc.contributor.advisor1Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Deimling, Natalia Neves Macedo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-8394-3132pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091pt_BR
dc.contributor.referee1Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.referee2Botero, Eriton Rodrigo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-3531-6016pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8529549983857097pt_BR
dc.contributor.referee3Laczkowski, Ivan Marcelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9125564173199172pt_BR
dc.contributor.referee4Deimling, Natalia Neves Macedo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5567-0827pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

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