Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28337
Título: | Processo de produção textual escrita nas aulas de língua inglesa: multiletramentos crítico e digital |
Título(s) alternativo(s): | Written textual production process in the english language lessons: critical and digital multiliteracies |
Autor(es): | Silva, Luís Fernando da Santos, Givan José Ferreira Dutra, Alessandra Rodrigues, Ingrid Benites Guntendorfer Novelli, Letícia Veitas |
Palavras-chave: | Comunicação escrita Letramento digital Pensamento crítico Written communication Computer literacy Critical thinking |
Data do documento: | Mar-2019 |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SILVA, Luís Fernando da et al. Processo de produção textual escrita nas aulas de língua inglesa: multiletramentos crítico e digital. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 10, p. 287-310, mar. 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/480. Acesso em: 9 maio. 2022. |
Resumo: | Este artigo enfoca a produção de cartuns nas aulas de Inglês com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, em uma escola pública, utilizando multiletramentos crítico e digital e ensino híbrido com abordagem sociointeracionista baseada em gênero textual. Os tipos de pesquisa empregados foram: bibliográfica, descritiva, de campo e analítica. Os aspectos teóricos basearam-se em autores(as) que corroboram com um processo educacional crítico e omnilateral, almejando a inclusão em uma sociedade digital a qual utiliza a Língua Inglesa enquanto prática social. Os(As) teóricos(as) selecionados foram: Ferreti (2012), Vygotsky (1987), Bakhtin (1988), Meurer (2000), Santos (2001); Rojo (2012), Picciano e Dziuban (2013), Dewey (1978), Calvin (1998), Morin (2008), Ruiz (2001), Gonçalves (2001) e Bergmann (2016). Os resultados, embora apontem algumas desvantagens, confirmaram as expectativas quanto às especificações dos objetivos, destacando como essencial o processo de escrita para promover um ensino de qualidade. Além disso, ficou evidente que o emprego de ferramentas tecnológicas não torna o trabalho educacional redundante, pelo contrário, oportuniza momentos para que estudantes possam ser agentes na construção do conhecimento. |
Abstract: | This article focuses on the production of cartoons in English classes with students of the 3rd year of High School, in a public school, using critical and digital multiliteracies and blended learning with a social interactionist approach based on textual genre. The employed types of research were: bibliographic, descriptive, field and analytical. The theoretical aspects were based on authors who corroborate with a critical and omnilateral educational process, aiming for the inclusion in a digital society which uses English language as a social practice. The selected theorists were: Ferreti (2012), Vygotsky (1987), Bakhtin (1988), Meurer (2000), Santos (2001); Rojo (2012), Picciano e Dziuban (2013), Dewey (1978), Calvin (1998), Morin (2008), Ruiz (2001), Gonçalves (2001) e Bergmann (2016). The results, although they point out some disadvantages, confirmed the expectations regarding the specifications of the goals, highlighting as essential the writing process to promote the quality teaching. In addition, it became evident that the use of technological tools does not make educational work redundant; on the contrary, it provides opportunities for students to be agents in the knowledge construction. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28337 |
ISSN: | 2446-774X |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
producaotextuallinguainglesa.pdf | 809,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons