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dc.creatorTruiz, Marcos Fernando-
dc.date.accessioned2022-05-09T23:01:39Z-
dc.date.available2022-05-09T23:01:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTRUIZ, Marcos Fernando. Estudo e projeto de aeromodelos fabricados via impressão 3D e comparação com modelos convencionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28323-
dc.description.abstractWith the aid of rapid prototyping is possible to obtain high repeatability, production of parts with high complexity, shorter production time compared to a manual cutting process. Moreover, the manufacture of airplanes manually presents certain problems such as high cost, need for skill with balsa wood handling and other fragile materials, low repeatability and high production time of the parts. From the specimens made of balsa wood and ABS, it was observed by testing the wood has greater tensile strength. On the other hand, ABS has greater elongation. From the weight viewpoint the model presented ABS in an increase of approximately 77% by weight. The final cost of each model, where the ABS decreased by nearly 51% in the value of the final model, was also evaluated. With these facts, it was possible to say that the production of a three-dimensional printed model airplane com ABS shows itself unfeasible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEngenharia de protótipospt_BR
dc.subjectAviões - Modelospt_BR
dc.subjectEnsaiospt_BR
dc.subjectPrototypes, Engineeringpt_BR
dc.subjectAirplanes - Modelspt_BR
dc.subjectEssayspt_BR
dc.titleEstudo e projeto de aeromodelos fabricados via impressão 3D e comparação com modelos convencionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o auxílio da prototipagem rápida é possível se obter alta repetibilidade, confecção de peças com alta complexidade, tempo de confecção menor se comparado a um processo manual de corte. Por outro lado, a confecção de aeromodelos de forma manual apresenta certos problemas como alto custo, necessidade de habilidades com o manuseio de madeira balsa e outros materiais frágeis, baixa repetibilidade e alto tempo de confecção das peças. A partir dos corpos de prova confeccionados em madeira balsa e ABS, foi possível observar por meio de testes que a madeira possui maior resistência a tração. Por outro lado, o ABS possui maior alongamento. Do ponto de vista da massa, o modelo em ABS apresentou um acréscimo de, aproximadamente, 77% de massa. Também foi analisado o custo final de cada um dos modelos, onde o ABS apresentou uma redução de quase 51% no valor do modelo final. Com tais fatos, foi possível afirmar que a confecção de um aeromodelo impresso tridimensionalmente com ABS mostra-se inviável.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Rammazzina Filho, Walter Anibal-
dc.contributor.referee1Rammazzina Filho, Walter Anibal-
dc.contributor.referee2Lopes Junior, José Aparecido-
dc.contributor.referee3Koroishi, Edson Hideki-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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