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Título: Technostress, satisfação no trabalho e o uso de tecnologias da informação e comunicação por profissionais formados e em formação de ciências contábeis
Título(s) alternativo(s): Technostress, work satisfaction and the use of information and communication technologies by trained professionals and in accounting science training
Autor(es): Silva, Carla Godgienski da
Alves, Danieli Tais Sampaio
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Satisfação no trabalho
Stress ocupacional
Qualidade de vida no trabalho
Tecnologia da informação
Job satisfaction
Job stress
Quality of work life
Information technology
Data do documento: 10-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Carla Godgienski da; ALVES, Danieli Tais Sampaio. Technostress, satisfação no trabalho e o uso de tecnologias da informação e comunicação por profissionais formados e em formação de ciências contábeis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: Nos dias atuais a tecnologia da informação e comunicação está ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, a profissão contábil também está vivenciando esse avanço tecnológico. A tecnologia tem influenciado as rotinas contábeis como lançamentos e controle de transações, que antes eram desenvolvidas manualmente, agora são realizadas por sistemas de informação, refletindo em um aumento na produtividade e melhoria dos serviços prestados. O ingresso da tecnologia no ambiente de trabalho possui pontos positivos, que facilitam o desenvolvimento do trabalho contábil, e negativos, pois a constante exposição pode causar dependência e o estresse tecnológico, ou technostress. Diante disso, é relevante estudar como o fenômeno está afetando os profissionais formados e em formação de ciências contábeis, a fim de saber como a tecnologia afeta o mercado de trabalho contábil, e simultaneamente a isso, como está a satisfação no trabalho dos mesmos supracitados. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre o technostress, satisfação no trabalho e o uso de TIC na perspectiva dos profissionais formados e em formação do curso de Ciências Contábeis. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário, no qual os respondentes indicaram seu grau de concordância diante das afirmativas apresentadas, por meio de uma escala Likert adaptada de 05 níveis. Foram obtidas 130 respostas e a análise dos dados foi através de técnicas estatísticas, e pelos testes não paramétricos Mann-Whitney (MW) e o Kruskal-Wallis (KW), com a correção de Bonferroni, para as análises de correlação entre as variáveis, foi o utilizado o teste de Spearman. Os resultados do estudo demostraram que os profissionais formados e em formação de ciências contábeis do gênero masculino estão mais satisfeitos com as promoções no trabalho, em relação a situação do curso, tanto aqueles que possuem uma segunda graduação, quanto os profissionais formados, estão insatisfeitos com o trabalho, o que pode significar que profissionais com formação possuem padrões mais elevados com relação as expectativas no trabalho. Também obteve os seguintes resultados em relação ao technostress, o gênero feminino e os profissionais não formados apresentaram maior concordância com as questões, significando que esses respondentes estão mais propensos aos efeitos do technostress. Já os respondentes que possuem vínculo empregatício e têm filhos tiveram menor concordância com as afirmativas. Em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação, os resultados obtidos foram que 98% dos respondentes utilizam TICs todos os dias, 92% confiam nas tecnologias utilizadas e 52% da finalidade desse uso é para o trabalho. Com relação aos constructos que se correlacionam de maneira negativa tem-se a tecnosobrecarga com a satisfação com os colegas e com a chefia, e a tecnocomplexidade com a satisfação com os colegas, isso significa que quanto maior a tecnosobrecarga e a tecnocomplexidade menos satisfeitos encontram-se os profissionais com relação aos colegas e a chefia. Assim é possível concluir que o uso das TICs não influenciou nas variáveis do technostress e na satisfação no trabalho, e que esses dois constructos possuem pouca correlação.
Abstract: Nowadays, information and communication technology are occupying more and more space in the labor market, the accounting profession is also experiencing this technological advance. Technology has influenced accounting routines such as entries and transaction control, which were previously developed manually, are now carried out by information systems, reflecting an increase in productivity and improvement in the services provided. The entry of technology into the work environment has positive points, which facilitate the development of accounting work, and negative ones, as constant exposure can cause dependence and technological stress, or technostress. Therefore, it is relevant to study how the phenomenon is affecting accounting professionals, in order to know how technology affects the accounting job market, and simultaneously, how the job satisfaction of the aforementioned professionals is. Thus, this research aimed to analyze the relationships between technostress, job satisfaction and the use of ICT from the perspective of accounting professionals trained and in training in the accounting course. For data collection, a questionnaire was applied, in which the respondents indicated their level of agreement with the statements presented, through an adapted Likert scale of 05 levels. 130 responses were obtained and data analysis was performed using statistical techniques, and by the nonparametric Mann-Whitney (MW) and Kruskal-Wallis (KW) tests, with Bonferroni correction, for the analysis of correlation between variables, it was the Spearman test was used. The results of the study showed that male accounting professionals are more satisfied with promotions at work, in relation to the status of the course, both those who have a second degree and graduated professionals are dissatisfied with their work. The following results were also obtained in relation to technostress, female gender and untrained professionals showed greater agreement with the questions, whereas respondents who have an employment relationship and have children had lower agreement with the statements. Regarding the use of information and communication technologies, the results obtained were that 98% of respondents use ICTs every day, 92% trust the technologies used and 52% of the purpose of this use is for work. Regarding the constructs that are negatively correlated, we have techno-overload with satisfaction with colleagues and management, and techno-complexity with satisfaction with colleagues, this means that the greater the techno-overload and techno-complexity, the less satisfied are the professionals in relation to colleagues and management. Thus, it is possible to conclude that the use of ICTs did not influence the technostress variables and job satisfaction, and that these two constructs have little correlation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28278
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