Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28275
Título: | Diagnóstico da percepção sobre educação financeira em acadêmicos de uma IES e colaboradores de uma empresa |
Título(s) alternativo(s): | Diagnosis of the perception on financial education in academics of a HEI and employees of a company |
Autor(es): | Silva, Everton Lucas |
Orientador(es): | Schvirck, Eliandro |
Palavras-chave: | Educação financeira Finanças pessoais Investimentos Dívidas pessoais Financial literacy Finance, Personal Investments Personal debt |
Data do documento: | 10-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SILVA, Everton Lucas. Diagnóstico da percepção sobre educação financeira em acadêmicos de uma IES e colaboradores de uma empresa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021. |
Resumo: | Diante de um mercado financeiro complexo, com inúmeros produtos financeiros, o conhecimento relacionado ao contexto de finanças torna-se importante para decisões cotidianas na vida pessoal e profissional, especialmente na organização de um controle de receitas e despesas. Dessa maneira, torna-se cada vez mais preocupante o índice de pessoas endividadas, pelo fato de não saber fazer um planejamento financeiro, ou por não ter tido uma educação financeira básica para gerir melhor seus recursos. Dessa forma, este estudo teve por objetivo identificar a percepção sobre educação financeira dos colaboradores de uma empresa do ramo alimentício e de acadêmicos de uma instituição de ensino superior pública. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, com base nos instrumentos de pesquisa dos estudos de Radaelli (2018), que foi aplicado de maneira on-line para a amostra selecionada para o estudo. Foram coletados 104 questionários válidos para o estudo proposto. Os resultados foram avaliados por meio de estatística descritiva e com a aplicação do teste qui-quadrado. Em linhas gerais, os resultados mostraram que não se pode diferenciar a percepção financeira dos profissionais da empresa e dos acadêmicos da universidade. Destaca-se que, 90,40% dos respondentes, informaram que realizam o monitoramento dos seus gastos, o que indica uma preocupação com a estrutura das finanças pessoais. |
Abstract: | Faced with a complex financial market, with numerous financial products, knowledge related to the context of finance becomes important for everyday decisions in personal and professional life, especially when organizing a control of income and expenses. Thus, the rate of indebted people becomes increasingly worrying, due to the fact that they do not know how to do financial planning, or because they did not have basic financial education to better manage their resources. Thus, this study aimed to identify the perception about financial education of employees of a food company and academics of a public higher education institution. Data collection was performed through a questionnaire, based on research instruments from the studies by Radaelli (2018), which was applied online to the sample selected for the study. 104 questionnaires valid for the proposed study were collected. The results were evaluated using descriptive statistics and the application of the chi-square test. In general terms, the results showed that the financial perception of company professionals and university academics cannot be differentiated. It is noteworthy that 90.40% of respondents reported that they monitor their expenses, which indicates a concern with the structure of personal finance. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28275 |
Aparece nas coleções: | PB - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaofinanceirafinancas.pdf | 863,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons