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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28256
Título: | Corrosão intergranular em estruturas de alumínio 7050 utilizado na aviação |
Autor(es): | Santos, Alisson Lemos dos |
Orientador(es): | Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza |
Palavras-chave: | Ligas de alumínio Corrosão e anticorrosivos Fluidos em metaloplastia Resistência de materiais Aluminum alloys Corrosion and anti-corrosives Metal-working lubricants Strength of materials |
Data do documento: | 28-Jul-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | SANTOS, Alisson Lemos dos. Corrosão intergranular em estruturas de alumínio 7050 utilizado na aviação. 2014. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma abordagem prática do desenvolvimento da corrosão intergranular na liga de alumínio 7050-T7451 utilizada na construção de diversos componentes da estrutura de uma aeronave. De início é apresentado o que é este tipo de corrosão e como ela desenvolve-se na estrutura cristalina, observando quais as variáveis que compactuam com o agravamento desse problema e os seus impactos na aviação, já que é o estopim de uma série de defeitos estruturais, incluído a fadiga, que se sobressai ainda mais devido as circunstâncias que serão apresentadas. A realização dos ensaios em laboratório busca avaliar as reações do material quando exposto, por um grande período, ao fluido de corte e as variações térmicas, busca-se simular o desenvolvimento da corrosão na microestrutura, com esse intuito avaliou-se a perda de resistência mecânica nas amostras. Os resultados obtidos indicam que o fluido de corte, mesmo de forma lenta, apresentou efeitos na propagação da corrosão na liga de alumínio estudada e reduziu sua resistência mecânica. |
Abstract: | This research presents a practical approach to the development of the intergranular corrosion in 7050 - T7451 aluminum alloy used in the construction of manifold components of an aircraft structure. At first, it is presented what type of corrosion this is and how it develops in the crystalline structure, noting which variables contribute to the aggravation of this problem and its impacts on aviation, since this is the beginning of a number of structural defects included fatigue, which stands out even more because of the circumstances that are presented. The performance of the tests in laboratory seeks to evaluate the reactions of the material when exposed to the cutting fluid and thermal variations for a long period, the development of corrosion in the microstructure has been simulated, and with this the loss of mechanical resistance of the samples could be evaluated. The results obtained indicate that the cutting fluid even slowly, showed effects in the propagation of corrosion in the alloy of aluminum studied and reduced your mechanical strength. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28256 |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Industrial Mecânica |
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