Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Beatriz Jaqueline-
dc.date.accessioned2022-05-03T17:05:50Z-
dc.date.available2022-05-03T17:05:50Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Beatriz Jaqueline. CTSA e as mudanças climáticas: aspectos latournianos em uma sequência didática. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28244-
dc.descriptionAcompanha: Sequência didática com abordagem CTSA utilizando a temática mudanças climáticas e suas relações com a termodinâmicapt_BR
dc.description.abstractIt is a fact that there is a world environmental crisis marked by a sequence of interconnected problems, such as Climate Change, which demand a commitment from society to overcome this scenario. The theme of education for sustainability, incorporated in the school space, especially in Science Education. The concern with the training which promotes the critical insertion of subjects in a world of humankind crises, is a watershed for Brazilian teaching-learning process. This study aimed to analyze the insertion of the Science, Technology, Society, and Environment (STSE) approach in the development of a didactic sequence on the theme of Climate Change and its relations with Thermodynamics, supported in the perspective of Science in Action by Bruno Latour. The study can be characterized as a participatory observation research, of a qualitative nature and of an interventional type, carried out in a 2nd year of high school class of a public school in the metropolitan region of the city of Curitiba, state of Paraná Brazil. The constitution of the data was carried out through a Didactic Sequence, organized in four stages in the discipline of Physics. The research corpus consisted of reports of discussions in the classroom, activities carried out by students, logbooks written by the researcher teacher and analyzed in the light of the Content Analysis method. The guiding principles of STSE education guided the construction and analysis of the development of the Didactic Sequence, the execution of which enabled students to approach the constituent elements of STSE education, such as sustainable development and the nature of science. The results showed that students already have understandings about the theme of Climate Change and that STSE education allowed them to realize the need to study sustainable development in the school context to carry out actions that can be carried out individually to slow down this degradation process from nature. There is a perception that citizens need to be aware of responsible action to transform society. The students deconstructed some reductionist conceptions regarding technology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectLatour, Bruno, 1947-pt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectClimatic changespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.titleCTSA e as mudanças climáticas: aspectos latournianos em uma sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativeCTSA and climate change: latournian aspects in a didactic sequencept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoÉ fato que há uma crise ambiental planetária marcada por uma sequência de problemas interligados entre si, como as Mudanças Climáticas, que demandam da sociedade um compromisso para a superação desse cenário. A temática de uma educação para a sustentabilidade encontra-se incorporada ao espaço escolar, em especial na Educação em Ciências. Sua preocupação com uma formação que promova a inserção crítica dos sujeitos em um mundo de crises civilizatórias é um divisor de águas para o processo ensino-aprendizagem brasileiro. Este estudo objetivou analisar a inserção da abordagem CTSA no desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre a temática Mudanças Climáticas e as suas relações com a Termodinâmica, apoiada na perspectiva da Ciência em Ação de Bruno Latour. O estudo pode ser caracterizado como uma pesquisa de observação participante, de cunho qualitativo e do tipo interventivo, realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública na região metropolitana do município de Curitiba, estado do Paraná. A constituição dos dados foi realizada por meio de um Sequência Didática, organizada em quatro etapas na disciplina de Física. O corpus da pesquisa constituiuse por relatos de discussões em sala, atividades realizadas pelos estudantes, diários de bordo redigidos pela professora pesquisadora e analisadas à luz do método de Análise de Conteúdo. Os princípios orientadores da educação CTSA guiaram a construção e análises do desenvolvimento da Sequência Didática, cuja execução possibilitou aos estudantes a aproximação com elementos constitutivos da educação CTSA, como o desenvolvimento sustentável e a natureza da ciência. Os resultados demonstraram que os alunos já possuem compreensões sobre a temática das Mudanças Climáticas e que a educação CTSA lhes permitiram perceber a necessidade de se estudar o desenvolvimento sustentável no contexto escolar para a efetivação de ações que podem ser realizadas individualmente e que desacelerem esse processo de degradação da natureza. Há uma percepção de que os cidadãos necessitam estar conscientes para uma ação responsável na transformação da sociedade. Os estudantes desconstruíram algumas concepções reducionistas em relação à Tecnologia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9606-5017pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565652020827212pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.contributor.referee1Watanabe, Giselle-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2839-0341pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199192901622333pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.contributor.referee3Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3095-3999pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521202508638875pt_BR
dc.contributor.referee4Strieder, Roseline Beatriz-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8965-8906pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1223062864841966pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ctsamudancasclimaticas.pdf7,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ctsamudancasclimaticas_produto.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons