Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28244
Título: | CTSA e as mudanças climáticas: aspectos latournianos em uma sequência didática |
Título(s) alternativo(s): | CTSA and climate change: latournian aspects in a didactic sequence |
Autor(es): | Santana, Beatriz Jaqueline |
Orientador(es): | Alves, João Amadeus Pereira |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Mudanças climáticas Educação ambiental Educação - Metodologia Latour, Bruno, 1947- Physics - Study and teaching Climatic changes Environmental education Education - Methodology |
Data do documento: | 30-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTANA, Beatriz Jaqueline. CTSA e as mudanças climáticas: aspectos latournianos em uma sequência didática. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | É fato que há uma crise ambiental planetária marcada por uma sequência de problemas interligados entre si, como as Mudanças Climáticas, que demandam da sociedade um compromisso para a superação desse cenário. A temática de uma educação para a sustentabilidade encontra-se incorporada ao espaço escolar, em especial na Educação em Ciências. Sua preocupação com uma formação que promova a inserção crítica dos sujeitos em um mundo de crises civilizatórias é um divisor de águas para o processo ensino-aprendizagem brasileiro. Este estudo objetivou analisar a inserção da abordagem CTSA no desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre a temática Mudanças Climáticas e as suas relações com a Termodinâmica, apoiada na perspectiva da Ciência em Ação de Bruno Latour. O estudo pode ser caracterizado como uma pesquisa de observação participante, de cunho qualitativo e do tipo interventivo, realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública na região metropolitana do município de Curitiba, estado do Paraná. A constituição dos dados foi realizada por meio de um Sequência Didática, organizada em quatro etapas na disciplina de Física. O corpus da pesquisa constituiuse por relatos de discussões em sala, atividades realizadas pelos estudantes, diários de bordo redigidos pela professora pesquisadora e analisadas à luz do método de Análise de Conteúdo. Os princípios orientadores da educação CTSA guiaram a construção e análises do desenvolvimento da Sequência Didática, cuja execução possibilitou aos estudantes a aproximação com elementos constitutivos da educação CTSA, como o desenvolvimento sustentável e a natureza da ciência. Os resultados demonstraram que os alunos já possuem compreensões sobre a temática das Mudanças Climáticas e que a educação CTSA lhes permitiram perceber a necessidade de se estudar o desenvolvimento sustentável no contexto escolar para a efetivação de ações que podem ser realizadas individualmente e que desacelerem esse processo de degradação da natureza. Há uma percepção de que os cidadãos necessitam estar conscientes para uma ação responsável na transformação da sociedade. Os estudantes desconstruíram algumas concepções reducionistas em relação à Tecnologia. |
Abstract: | It is a fact that there is a world environmental crisis marked by a sequence of interconnected problems, such as Climate Change, which demand a commitment from society to overcome this scenario. The theme of education for sustainability, incorporated in the school space, especially in Science Education. The concern with the training which promotes the critical insertion of subjects in a world of humankind crises, is a watershed for Brazilian teaching-learning process. This study aimed to analyze the insertion of the Science, Technology, Society, and Environment (STSE) approach in the development of a didactic sequence on the theme of Climate Change and its relations with Thermodynamics, supported in the perspective of Science in Action by Bruno Latour. The study can be characterized as a participatory observation research, of a qualitative nature and of an interventional type, carried out in a 2nd year of high school class of a public school in the metropolitan region of the city of Curitiba, state of Paraná Brazil. The constitution of the data was carried out through a Didactic Sequence, organized in four stages in the discipline of Physics. The research corpus consisted of reports of discussions in the classroom, activities carried out by students, logbooks written by the researcher teacher and analyzed in the light of the Content Analysis method. The guiding principles of STSE education guided the construction and analysis of the development of the Didactic Sequence, the execution of which enabled students to approach the constituent elements of STSE education, such as sustainable development and the nature of science. The results showed that students already have understandings about the theme of Climate Change and that STSE education allowed them to realize the need to study sustainable development in the school context to carry out actions that can be carried out individually to slow down this degradation process from nature. There is a perception that citizens need to be aware of responsible action to transform society. The students deconstructed some reductionist conceptions regarding technology. |
Descrição: | Acompanha: Sequência didática com abordagem CTSA utilizando a temática mudanças climáticas e suas relações com a termodinâmica |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28244 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ctsamudancasclimaticas.pdf | 7,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ctsamudancasclimaticas_produto.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons