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Título: Análise do uso do serviço de mobile banking: um estudo com acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Pato Branco
Título(s) alternativo(s): Analysis of the use of mobile banking service: a study with academics of the Federal Technological University of Parana - campus Pato Branco
Autor(es): Ferreira, Bruno Maciel
Orientador(es): Santos, Gilson Ditzel
Palavras-chave: Mercado financeiro
Bancos - Automação
Bancos - Serviços ao cliente
Redes digitais de serviços integrados
Satisfação do consumidor
Money market
Banks and banking - Automation
Banks and banking - Customer services
Integrated services digital networks
Consumer satisfaction
Data do documento: 5-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERREIRA, Bruno Maciel. Análise do uso do serviço de mobile banking: um estudo com acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Pato Branco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: Este estudo analisou fatores de sucesso que influenciam a confiança percebida dos usuários de aplicativos de bancos e fintechs. Embora existam diversos estudos voltados à adoção e intenção de uso destes sistemas, existem poucos voltados à pós-adoção, portanto é uma oportunidade para aplicar o estudo. Outro aspecto relevante foi analisar o uso do mobile banking sob a perspectiva da relação entre fatores de sucesso do sistema na confiança, por alunos de graduação, que em sua grande maioria utilizam estes sistemas. A aplicação de um modelo de pesquisa para analisar o mobile banking nesse campo evidenciou pontos importantes para compreender os fatores de sucesso de sistemas de informação bancários, pelo ponto de vista dos seus usuários. Foi utilizada uma extensão do modelo de Sucesso de Sistemas de informação, de DeLone e McLean (2003) para analisar a influência dos construtos Qualidade da Informação, Qualidade do Sistema, Utilidade Percebida e Satisfação do Usuário na Confiança dos alunos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco, que utilizam o serviço de mobile banking. Foi utilizada a técnica de modelagem por equações estruturais para avaliar os resultados. Os resultados indicaram que há uma forte relação entre os construtos do modelo, há também um efeito forte na explicação dos construtos Satisfação do Usuário, Utilidade percebida e Confiança pelos demais construtos do modelo.
Abstract: This study analyzed success factors that influence the perceived trust of users of bank and fintech applications. Although there are several studies focused on the adoption and intention of using these systems, there are few focused on post-adoption, so it is an opportunity to apply the study. Another relevant aspect was to analyze the use of mobile banking by undergraduate students, who mostly use these systems. The application of a research model to analyze mobile banking in this field highlighted important points to understand the success factors of banking information systems, from the point of view of its users. An extension of the Information Systems Success model by DeLone e McLean (2003) was used to analyze the influence of the constructs Information Quality, System Quality, Perceived Usefulness and User Satisfaction on the Trust of undergraduate students at the Federal Technological University Paraná campus Pato Branco, which use the mobile banking service. The structural equation modeling technique was used to evaluate the results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28239
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