Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28172
Título: | Fatores que determinam a escolha de um curso de graduação em Pato Branco - PR |
Título(s) alternativo(s): | Factors that determine the choice of an undergraduate course in Pato Branco - PR |
Autor(es): | Pereira, Fabrício José |
Orientador(es): | Minghini, Luciano |
Palavras-chave: | Orientação educacional no ensino profissional Ensino superior Estudantes do ensino de segundo grau Personnel service in vocational education Education, Higher High school students |
Data do documento: | 28-Out-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | PEREIRA, Fabrício José. Fatores que determinam a escolha de um curso de graduação em Pato Branco - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021. |
Resumo: | Por meio da ferramenta Google Forms foi aplicado um questionário para identificar o perfil dos estudantes de ensino médio do município de Pato Branco, no estado do Paraná. Além disso, como principal foco do presente trabalho, o questionário auxiliou para identificar os principais fatores que interferem no momento de escolha de uma instituição de ensino superior (IES) e de um curso de graduação. Este estudo contou com 208 respostas válidas, de um formulário com questões objetivas e de múltipla escolha com perguntas relacionadas as características dos respondentes, e fatores psicosociais, internos e externos que podem interferir na escolha da graduação. Os resultados identificaram que os estudantes do ensino médio das escolas de Pato Branco são representados em sua maior parte por pessoas que se identificam com o sexo feminino (73,07%), entre 15 e 18 anos (89,37%) e com renda familiar de R$ 5001,00 ou mais (32,36%). Quanto aos fatores que mais interferem na decisão da IES e do curso de graduação, os entrevistados indicaram que sua opinião prevalece em relação as demais pessoas do seu convívio social. Além disso, a qualidade da IES é um fator importante na escolha, sendo que a IES mais mencionada foi a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Em relação aos cursos desejados, os mais tradicionais como Medicina, Engenharias, Administração, Medicina Veterinária e Agronomia foram os mais citados. |
Abstract: | Through the Google Forms tool, a questionnaire was applied to identify the profile of high school students in the municipality of Pato Branco, in the state of Paraná. In addition, as the main focus of the present work, the questionnaire helped to identify the main factors that interfere in the moment of choosing a Higher Education Institution (HEI) and an undergraduate course. This study had 208 valid answers, in a form with objective and multiple choice questions with questions related to the characteristics of the respondents, and psychosocial, internal and external factors that may interfere in the choice of graduation. The results identified that high school students from schools in Pato Branco are represented mostly by people who identify with the female gender (73.07%), between 15 and 18 years old (89.37%) and with income family income of R$ 5001.00 or more (32.36%). As for the factors that most interfere in the decision of the HEI and the undergraduate course, the interviewees indicated that their opinion prevails in relation to other people in their social life. In addition, the quality of the HEI is an important factor in choosing, and the HEI most mentioned was the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). Regarding the desired courses, the most traditional ones such as Medicine, Engineering, Administration, Veterinary Medicine and Agronomy were the most cited. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28172 |
Aparece nas coleções: | PB - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fatoresescolhacursograduacao.pdf | 518,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons