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Título: A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes
Título(s) alternativo(s): Music as a tool for approaching philosophical thought: an experiment in Adorno, Horkheimer and Arendt with adolescents
Autor(es): Camilo, Merielle
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Beloni, Belmiro Marcos
Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Música - Análise, apreciação
Música e filosofia
Indústria cultural
Music appreciation
Music and philosophy
Cultural industries
Data do documento: 2021
Câmpus: Londrina
Citação: CAMILO, Merielle et al. A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/984. Acesso em: 29 abr. 2022.
Resumo: Historicamente, a música é uma construção humana da subjetividade e criatividade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, uma construção da identidade de grupo. A música revela ansiedades, modo de ser e desejos de uma sociedade, entre outros. Analisar as letras de músicas é desvendar um universo dentro de uma comunidade em determinado contexto. No presente trabalho, os alunos do terceiro ano do ensino médio foram instigados a analisarem músicas de diversos gêneros musicais, escolhidas a critério deles mesmos, com as temáticas: racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e feminicídio. Objetivou-se explicitar as relações entre as letras de músicas conhecidas e como a mensagem reproduzida é introjetada e normalizada pelos ouvintes, não importando o discurso excludente ou opressor destas. Os participantes, após o processo de escolha, puderam discutir os conceitos de indústria cultural, propaganda, cultura de massas (Escola de Frankfurt) e a banalização da maldade (Hannah Arendt), com resultado surpreendente do interesse dos alunos e ampliação de seu senso crítico em relação ao mundo ao seu redor.
Abstract: Historically, music is a human construction of subjectivity and creativity of individuals and, as well as a construction of group identity. Music reveals a society's anxieties, way of being and desires, among others. To analyze the lyrics of songs is to unveil a universe within a community in a given context. In the present work, the third year high school students were asked to analyze songs of different musical genres, chosen at their own criteria, with the following themes: racism, xenophobia, homophobia, misogyny, and feminicide. The objective was to make explicit the relationships between the lyrics of wellknown songs and how the reproduced message is introjected and normalized by the listeners, regardless of their excluding or oppressive discourse. After the choice process, the participants were able to discuss the concepts of cultural industry, propaganda, mass culture (Frankfurt School) and the banalization of evil (Hannah Arendt), with a surprising result of the students' interest and expansion of their critical sense in relation to the world around them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28161
ISSN: 2526-2149
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