Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28159
Título: | Ferramentas digitais para aulas de matemática no contexto da pandemia da Covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | Digital tools for mathematics classes in the context of the Covid-19 pandemic |
Autor(es): | Menoncin, Sarah Elusa de Melo |
Orientador(es): | Garcia, Suellen Ribeiro Pardo |
Palavras-chave: | Ensino à distância Avaliação educacional Tecnologia educacional Distance education Education - Evaluation Educational technology |
Data do documento: | 11-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | MENONCIN, Sarah Elusa de Melo. Ferramentas digitais para aulas de matemática no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021. |
Resumo: | A interrupção do funcionamento das escolas devido a pandemia da Covid-19 e a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) trouxeram novos desafios para os professores e toda a comunidade escolar. No ensino da Matemática, as preocupações aumentam, uma vez que a interação com o professor e com os colegas é fundamental. Este trabalho é uma revisão de literatura com proposição de atividades e tem como objetivo apresentar uma proposta do uso de ferramentas digitais para as aulas remotas de Matemática e explorar seus recursos a fim de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da disciplina durante esse período bem como no retorno às aulas presenciais, por meio de revisão de literatura com a proposição de algumas atividades que podem ser utilizadas nas aulas de Matemática. Foram exploradas as plataformas Kahoot e Nearpod e o quadro digital Jamboard. A plataforma Moodle também foi apresentada como um dos recursos disponíveis para realização de avaliações. Almeja-se assim contribuir com a prática do professor e ampliar o olhar sobre o uso de ferramentas digitais nas aulas remotas de Matemática. |
Abstract: | The interruption of the functioning of schools due to the Covid-19 pandemic and the adoption of Emergency Remote Teaching (ERE) brought new challenges for teachers and the entire school community. In the teaching of Mathematics, concerns increase, since an interaction with the teacher and colleagues is essential. This work is a literature review with proposition of activities and aims to present a proposal of the use of digital tools for remote mathematics classes and explore their resources in order to contribute to the teachinglearning process of the discipline during this period as well as in the return to face-to-face classes, through literature review with the proposition of some activities that can be used in mathematics classes. They were explored as Kahoot and Nearpod platforms and the Jamboard digital board. The Moodle platform was also presented as one of the resources available for conducting assessments. The aim is thus to contribute to the teacher’s practice and broaden the view on the use of digital tools in remote Mathematics classes. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28159 |
Aparece nas coleções: | TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ferramentasdigitaisaulasmatematica.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons