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dc.creatorBrusamarello, Beatriz-
dc.date.accessioned2022-04-26T14:54:24Z-
dc.date.available2022-04-26T14:54:24Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.citationBRUSAMARELLO, Beatriz. Detecção de falhas em rolamentos de motores de indução trifásicos baseada em máquina de vetores de suporte e redes de Bragg em fibra óptica. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28144-
dc.description.abstractDue to its robustness and great cost-benefit ratio, the induction motor has become the most widespread electric machine today. However, it is vulnerable to a fault like any other equipment, with bearing faults being the most common in induction motors. This work presents a supervised system for detecting and diagnosing faults in the outer bearing’s raceway based on support vector machine (SVM) and motor dynamic strain signals, collected by a sensor based on fiber Bragg grating (FBG) installed inside the motor end shield. Three different degrees of severity were considered for faults in the outer bearing’s raceway: early-stage fault, intermediate fault, and severe fault. The tests were carried out on the motor operating at no load, with 47 different power frequencies. Tests were also carried out on the motor under load with the bearing showing fault at an early stage, with a supply frequency of 60 Hz. The measured signals were treated using Fast Fourier Transform and power spectral density in the frequency domain. The SVM classifier was trained with two different datasets, resulting from two-dimensionality reduction techniques via feature extraction: the selection of the four highest peaks of the frequency spectra and the principal component analysis (PCA). The optimization and definition of the SVM parameters were performed using the grid Search and cross Validation techniques. For the no-load motor tests, the results of the SVM classifiers show that the set of characteristics formed from the PCA presented a higher hit rate than the set of characteristics constituted by the four highest peaks of the frequency spectra, with values of 99.82% and 99.73%, respectively. This fact was repeated for the SVM classifiers trained with the datasets that contained the tests performed on the motor with load; the dimensionality reduction via PCA presented a greater precision than the dataset formed by the four highest peaks of the frequency spectra, 99.31%, and 92.27%, respectively. From the methodology presented in this work, it was possible to validate the use of FBG to detect faults in bearings since, regardless of the degree of severity of the fault tested, the FBG has enough sensitivity to detect all fault conditions in the outer bearing’s raceway.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectAnálise de componentes principaispt_BR
dc.subjectLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectRolamentospt_BR
dc.subjectMotores elétricos de induçãopt_BR
dc.subjectRedes de Braggpt_BR
dc.subjectPrincipal components analysispt_BR
dc.subjectFault location (Engineering)pt_BR
dc.subjectBearings (Machinery)pt_BR
dc.subjectElectric motors, Inductionpt_BR
dc.subjectBragg gratingspt_BR
dc.titleDetecção de falhas em rolamentos de motores de indução trifásicos baseada em máquina de vetores de suporte e redes de Bragg em fibra ópticapt_BR
dc.title.alternativeBearing fault detection in three-phase induction motors using support vector machine and fiber Bragg gratingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDevido a robustez e ótima relação custo-benefício, o motor de indução o tornou-se a máquina elétrica mais difundida atualmente. Mas, como qualquer outro equipamento, e vulnerável a falhas, sendo as falhas em rolamentos as mais comuns nos motores de indução. Este trabalho apresenta um sistema supervisionado de detecção e diagnóstico de falhas na pista externa do rolamento fundamentado em máquina de vetores de suporte (Support Vector Machine, SVM) e em sinais da deformação dinâmica do motor, coletados por um sensor baseado em redes de Bragg em fibra óptica (Fiber Bragg Grating, FBG) instalado na tampa do motor. Foram considerados três graus de severidade diferentes para falhas na pista externa: falha em estágio inicial, falha intermediária e falha grave. Os ensaios foram realizados no motor operando a vazio, com 47 frequências de alimentação o diferentes. Também foram realizados ensaios do motor com carga com o rolamento apresentando falha em estágio inicial, com frequência de alimentação de 60 Hz. Os sinais medidos foram tratados no domínio da frequência usando a Transformada Rápida de Fourier e a densidade espectral de potência. O classificador SVM foi treinado com dois conjuntos de dados diferentes, resultantes de duas técnicas de redução de dimensionalidade via extração de características: a seleção o dos quatro maiores picos dos espectros de frequência e a análise de componentes principais (Principal Component Analysis, PCA). A otimização e definição dos parâmetros da SVM foram feitas utilizando as técnicas grid-search e k-fold cross-validation. Para os ensaios do motor a vazio, os resultados dos classificadores SVM mostram que conjunto de características formado pela PCA apresentou uma taxa de acerto superior ao conjunto de características constituído pelos quatro maiores picos dos espectros de frequência, com valores de 99,82% e 99,73%, respectivamente. Tal fato se repetiu para os classificadores SVM treinados com os conjuntos de dados que continham os ensaios realizados no motor com carga, a redução de dimensionalidade via PCA apresentou uma precisão maior que o conjunto de dados formado pelos quatro maiores picos dos espectros de frequência, 99,31% e 92,27%, respectivamente. A partir da metodologia apresentada neste trabalho foi possível validar a utilização da FBG para detecção de falhas em rolamentos, visto que, independentemente do grau de severidade da falha testada a FBG possui sensibilidade o suficiente para detectar todas as condições de falha na pista externa do rolamento.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3521-8160pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686486678370879pt_BR
dc.contributor.advisor1Guarneri, Giovanni Alfredo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2269-2522pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7436484622054922pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Kleiton de Morais-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0060-3875pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5409590007366145pt_BR
dc.contributor.referee1Leal Junior, Arnaldo Gomes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9075-0619pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7246557168481527pt_BR
dc.contributor.referee2Casanova, Dalcimar-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1905-4602pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155115530052195pt_BR
dc.contributor.referee3Guarneri, Giovanni Alfredo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2269-2522pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7436484622054922pt_BR
dc.contributor.referee4Dreyer, Uilian José-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-9720-4410pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6015434912116988pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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