Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28117
Título: Letramento digital em escolares pela mediação do gênero propaganda social
Título(s) alternativo(s): Digital literacy in school students by mediation social adertisement genre
Autor(es): Salomão, Tiago Henrique
Orientador(es): Santos, Givan José Ferreira dos
Palavras-chave: Letramento digital
Textos - Gênero
Propaganda - Aspectos sociais
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Computer literacy
Texts - Gender
Propaganda - Social aspects
Portuguese language - Study and teaching
Data do documento: 30-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SALOMÃO, Tiago Henrique. Letramento digital em escolares pela mediação do gênero propaganda social. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Planejar e implementar atividades didáticas para desenvolver diversas competências nos alunos, por exemplo, linguística, discursiva e tecnológica, constituem ações docentes fudamentais para o ensino reflexivo de Lingua Portuguesa, com vista a ampliar os letramentos além do escolar, por isso assumi tais desafios neste trabalho acadêmico de mestrado. Com ancoragem em uma concepção sociointeracionista de linguagem, texto e gênero textual, na noção de letramento digital e numa perspectiva processual de produção de texto na escola, especificamente no Projeto de Estudos de Gêneros no Universo Educacional/PEGUE de Santos (2001), elaborei e apliquei um produto educacional composto de uma série de atividades para compreensão e produção do gênero multimodal propaganda social, com uso da plataforma tecnológica Canva, junto a alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Londrina, Paraná. A pesquisa caracteriza-se, basicamente, como qualitativa e de campo, pois realizei o estudo em contexto de ensino remoto síncrono, em cinco encontros, no ano de 2020, durante a pandemia do coronavírus, e teve por objetivos específicos relatar a aplicação do produto educacional e analisar os resultados. Os resultados atestam que os alunos estabeleceram relações dialógicas e colaborativas no percurso do trabalho, conquistaram bom nível de apropriação dos traços enunciativos do gênero em estudo, produziram propagandas criativas e exploraram recursos do Canva, confirmando assim a funcionalidade e produtividade da proposta didática.
Abstract: Planning and implementing didactic activities to develop diverse competences in students, for example, linguistic, discursive and technological, constitute fundamental teacher actions for the reflective teaching of Portuguese Language, with a view expanding literacies of beyond from education school, that's why such I assumed challenges in this master degree academic work. With anchorage in one sociointeractionist conception of language, of text and textual genre, in the notion of digital literacy and in a procedural perspective of text production at school, specifically in the Gender Studies Project in the Educational Universe/PEGUE from Santos (2001), I elaborated and I applied an educational product composed of a series of activities to comprehension and production the multimodal genre social advertising, with do the use the Canva technological platform, close with students from the 7th grade of Elementary School at a public school in Londrina, Paraná. The research is basically characterized as qualitative and field research, as I carried out the study in the context of synchronous remote teaching, in five meetings, in the 2020, during the coronavirus pandemic, and had by specific objectives to report the application of the educational product and analyze the results. The results attest that the students established dialogic and collaborative relationships on the way to work, produced good level of appropriation from the enunciative traits of the genre under study, produced advertisements creative and explored Canva resources, thus confirming the functionality and productivity of the didactic proposal.
Descrição: Acompanha: Projeto de estudo do gênero propaganda social digital
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28117
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letramentodigitalescolarespropaganda.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
letramentodigitalescolarespropaganda_produto.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons