Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Talita Vicente dos-
dc.date.accessioned2017-12-21T19:37:46Z-
dc.date.available2017-12-21T19:37:46Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Talita Vicente dos. Física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta de articulação entre objetos educacionais e visitas a laboratórios. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2809-
dc.descriptionAcompanha produto: Física moderna...pt_BR
dc.description.abstractThis work focuses on the teaching of modern and contemporary physics (MCP) at the secondary level. Our approach considers the Brazilian educational context and the role of information and communication technologies (ICT), in particular the use of open educational resources (OER). Emphasis is given to the use of videos in the classroom. In addition, visits to didactic and research laboratories were organized. The videos, previously developed within our research group, were used as a basis for the elaboration of didactic sequences, and refer to experiments on spectral lamps, the Millikan oil drop experiment, and the photoelectric effect. The visits were held at the Modern Physics Lab and the research Lab Fotonanobio at UTFPR, and intended to bring secondary, undergraduate and graduate students together with researchers and professors. This articulation between OER and Laboratory visits aim to bring students to contact with experimental results regarding MCP, given the context in which there is no physics laboratory available at school premises. It is intended that this approach will serve as a basis for the mobilization of previous organizers, in the context of Significant Learning, to improve the teaching learning of important MCP phenomena.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaboratórios de físicapt_BR
dc.subjectEducação abertapt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação na educaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysical laboratoriespt_BR
dc.subjectOpen learningpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectCommunication in educationpt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPhysicalpt_BR
dc.titleFísica moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta de articulação entre objetos educacionais e visitas a laboratóriospt_BR
dc.title.alternativeModern and contemporary physics in high school: a proposal of articulation between educational objects and visits to laboratoriespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO tema central deste trabalho é o ensino de física moderna e contemporânea (FMC) no nível médio. Discute-se a importância do assunto, tendo em vista a realidade educacional brasileira e a pertinência do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial, recursos educacionais abertos (REA). Propõe-se articular o emprego de vídeos em sala de aula, na escola, e visitas a laboratórios didático e de pesquisa, na universidade. Os vídeos, previamente desenvolvidos no âmbito do nosso grupo de pesquisa, referentes a experimentos sobre lâmpadas espectrais, experimento de Millikan e efeito fotoelétrico, serviram de base para a elaboração de sequências didáticas. As visitas foram realizadas no laboratório didático de Física Moderna e no laboratório de pesquisa Fotonanobio da UTFPR, visando à interação entre estudantes de ensino médio, graduandos e pós-graduandos, técnico de laboratório e professores-pesquisadores. Esta articulação busca propiciar aos alunos contato com ambientes e resultados experimentais relacionados à FMC, dado o contexto de que não existe, na escola, a disponibilidade de laboratório de Física nem tampouco aproximações com laboratórios de pesquisa. Pretende-se que esta abordagem sirva de base para a mobilização de organizadores prévios capazes de fundear subsunçores, no contexto da Aprendizagem Significativa, para potencializar o ensino e aprendizagem de fenômenos importantes da FMC.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5807827626351282pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee2Florczak, Marcos Antonio-
dc.contributor.referee3Lenz, Jorge Alberto-
dc.contributor.referee4Morais, Edival de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Santos, Talita Vicente dos_2017.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Santos, Talita Vicente dos_2017_1.pdf4,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons