Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Talita Vicente dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-21T19:37:46Z | - |
dc.date.available | 2017-12-21T19:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Talita Vicente dos. Física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta de articulação entre objetos educacionais e visitas a laboratórios. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2809 | - |
dc.description | Acompanha produto: Física moderna... | pt_BR |
dc.description.abstract | This work focuses on the teaching of modern and contemporary physics (MCP) at the secondary level. Our approach considers the Brazilian educational context and the role of information and communication technologies (ICT), in particular the use of open educational resources (OER). Emphasis is given to the use of videos in the classroom. In addition, visits to didactic and research laboratories were organized. The videos, previously developed within our research group, were used as a basis for the elaboration of didactic sequences, and refer to experiments on spectral lamps, the Millikan oil drop experiment, and the photoelectric effect. The visits were held at the Modern Physics Lab and the research Lab Fotonanobio at UTFPR, and intended to bring secondary, undergraduate and graduate students together with researchers and professors. This articulation between OER and Laboratory visits aim to bring students to contact with experimental results regarding MCP, given the context in which there is no physics laboratory available at school premises. It is intended that this approach will serve as a basis for the mobilization of previous organizers, in the context of Significant Learning, to improve the teaching learning of important MCP phenomena. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios de física | pt_BR |
dc.subject | Educação aberta | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação na educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Physical laboratories | pt_BR |
dc.subject | Open learning | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Communication in education | pt_BR |
dc.subject | Educational psychology | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Physical | pt_BR |
dc.title | Física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta de articulação entre objetos educacionais e visitas a laboratórios | pt_BR |
dc.title.alternative | Modern and contemporary physics in high school: a proposal of articulation between educational objects and visits to laboratories | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema central deste trabalho é o ensino de física moderna e contemporânea (FMC) no nível médio. Discute-se a importância do assunto, tendo em vista a realidade educacional brasileira e a pertinência do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial, recursos educacionais abertos (REA). Propõe-se articular o emprego de vídeos em sala de aula, na escola, e visitas a laboratórios didático e de pesquisa, na universidade. Os vídeos, previamente desenvolvidos no âmbito do nosso grupo de pesquisa, referentes a experimentos sobre lâmpadas espectrais, experimento de Millikan e efeito fotoelétrico, serviram de base para a elaboração de sequências didáticas. As visitas foram realizadas no laboratório didático de Física Moderna e no laboratório de pesquisa Fotonanobio da UTFPR, visando à interação entre estudantes de ensino médio, graduandos e pós-graduandos, técnico de laboratório e professores-pesquisadores. Esta articulação busca propiciar aos alunos contato com ambientes e resultados experimentais relacionados à FMC, dado o contexto de que não existe, na escola, a disponibilidade de laboratório de Física nem tampouco aproximações com laboratórios de pesquisa. Pretende-se que esta abordagem sirva de base para a mobilização de organizadores prévios capazes de fundear subsunçores, no contexto da Aprendizagem Significativa, para potencializar o ensino e aprendizagem de fenômenos importantes da FMC. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5807827626351282 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1046967561370777 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.referee2 | Florczak, Marcos Antonio | - |
dc.contributor.referee3 | Lenz, Jorge Alberto | - |
dc.contributor.referee4 | Morais, Edival de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Santos, Talita Vicente dos_2017.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_M_Santos, Talita Vicente dos_2017_1.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons