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Título: Diagnóstico de falhas em motores de indução
Título(s) alternativo(s): Induction motors fault diagnosis
Autor(es): Souza, Guilherme de
Silva, Luiz Gustavo Salonski da
Silva Junior, Luiz Henrique Salonski da
Orientador(es): Iamamura, Bruno Akihiro Tanno
Palavras-chave: Motores elétricos de indução
Análise espectral
Localização de falhas (Engenharia)
Processamento de sinais
Electric motors, Induction
Spectrum analysis
Fault location (Engineering)
Signal processing
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: Silva Junior, Luiz Henrique Salonski da; SILVA, Luiz Gustavo Salonski da; SOUZA, Guilherme de Souza. Diagnóstico de falhas em motores de indução. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Os motores de indução trifásicos são os principais ativos de grandes empresas. Estes realizam a conversão eletromecânica de energia nos processos produtivos e estão sujeitos a diversos modos de falha durante o seu ciclo de vida. Este trabalho analisa os defeitos mais frequentes e aplica a técnica de MCSA para identificar defeitos antes que causem a falha do motor, evitando paradas não programadas e prejuízos ao patrimônio das empresas. O método proposto é baseado na análise da assinatura do espectro de corrente do estator e parte da premissa de que defeitos mecânicos no motor são refletidos no espectro de frequência das correntes do estator.
Abstract: Os motores de indução trifásicos são os principais ativos de grandes empresas. Estes realizam a conversão eletromecânica de energia nos processos produtivos e estão sujeitos a diversos modos de falha durante o seu ciclo de vida. Este trabalho analisa os defeitos mais frequentes e aplica a técnica de MCSA para identificar defeitos antes que causem a falha do motor, evitando paradas não programadas e prejuízos ao patrimônio das empresas. O método proposto é baseado na análise da assinatura do espectro de corrente do estator e parte da premissa de que defeitos mecânicos no motor são refletidos no espectro de frequência das correntes do estator.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28089
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