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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28089
Título: | Diagnóstico de falhas em motores de indução |
Título(s) alternativo(s): | Induction motors fault diagnosis |
Autor(es): | Souza, Guilherme de Silva, Luiz Gustavo Salonski da Silva Junior, Luiz Henrique Salonski da |
Orientador(es): | Iamamura, Bruno Akihiro Tanno |
Palavras-chave: | Motores elétricos de indução Análise espectral Localização de falhas (Engenharia) Processamento de sinais Electric motors, Induction Spectrum analysis Fault location (Engineering) Signal processing |
Data do documento: | 21-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | Silva Junior, Luiz Henrique Salonski da; SILVA, Luiz Gustavo Salonski da; SOUZA, Guilherme de Souza. Diagnóstico de falhas em motores de indução. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | Os motores de indução trifásicos são os principais ativos de grandes empresas. Estes realizam a conversão eletromecânica de energia nos processos produtivos e estão sujeitos a diversos modos de falha durante o seu ciclo de vida. Este trabalho analisa os defeitos mais frequentes e aplica a técnica de MCSA para identificar defeitos antes que causem a falha do motor, evitando paradas não programadas e prejuízos ao patrimônio das empresas. O método proposto é baseado na análise da assinatura do espectro de corrente do estator e parte da premissa de que defeitos mecânicos no motor são refletidos no espectro de frequência das correntes do estator. |
Abstract: | Os motores de indução trifásicos são os principais ativos de grandes empresas. Estes realizam a conversão eletromecânica de energia nos processos produtivos e estão sujeitos a diversos modos de falha durante o seu ciclo de vida. Este trabalho analisa os defeitos mais frequentes e aplica a técnica de MCSA para identificar defeitos antes que causem a falha do motor, evitando paradas não programadas e prejuízos ao patrimônio das empresas. O método proposto é baseado na análise da assinatura do espectro de corrente do estator e parte da premissa de que defeitos mecânicos no motor são refletidos no espectro de frequência das correntes do estator. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28089 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Elétrica |
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