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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28071
Título: | Análise do comportamento de coluna de iluminação autonoma solar |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the behavior of the autonomous solar lighting column |
Autor(es): | Wessling, Matheus |
Orientador(es): | Andrade, Carlos Alberto Rodrigues |
Palavras-chave: | Iluminação Energia - Fontes alternativas Energia solar Análise numérica Lighting Renewable energy sources Solar energy Numerical analysis |
Data do documento: | 28-Jul-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | WESSLING, Matheus. Análise do comportamento de coluna de iluminação autonoma solar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020. |
Resumo: | Na elaboração de projetos de colunas autónomas solares, estas estarão sujeitas aos efeitos externos oriundos da natureza, torna-se necessário a avaliação destes com um certo grau de confiabilidade. Contudo, as implicações destes esforços apresentam quantificações não muito precisas e podem gerar comportamentos não previstos, promovendo um desempenho final inferior ao desejado, como o que ocorre com a ação do vento. Neste trabalho realizou-se um estudo a cerca do coeficiente de arrasto através da construção de um modelo em escala de 1:30 de uma coluna de iluminação autónoma solar através de impressão 3D, para realização de ensaios experimentais em túnel de vento, com objetivo de analisar o provável comportamento de uma estrutura real frente aos esforços submetidos. Além disso, utilizando-se de um modelo computacional, estabeleceu-se uma análise numérica a fim de comparar quantitativamente os resultados obtidos através de dois diferentes solvers e duas diferentes teorias de turbulência frente aos resultados experimentais. Os estudos computacionais feitos neste trabalho empregam modelos de elementos finitos e volumes finitos, desenvolvidos com o software ANSYS®. A relevância dos resultados obtidos são primordiais para a empresa a qual fábrica o componente, visto que futuras correções podem ser feitas a nível de projeto tomando como base o presente estudo aqui elaborado, possibilitando ganhos na vida útil dos componentes e reduzindo possíveis custos de reposição de peças que não atendem o objetivo desejado. |
Abstract: | In the elaboration of autonomous solar column designs, these will be subject to external effects from nature, it is necessary to evaluate these with a certain degree of reliability. However, the implications of these efforts present quantifications that are not very accurate quantifications and can generate unpredictable behaviors, promoting a lower than desired final performance, as with wind action. In this work, a study was carried out about the drag coefficient through the construction of a 1:30 scale model of an autonomous solar lighting column through 3D printing, to carry out experimental tests in a wind tunnel, with the objective of analyze the likely behavior of a real structure in the face of the efforts submitted. Also, a computational model to perform a numerical analysis in order to quantitatively compare the results obtained through two different solvers and two different turbulence theories compared to the experimental results. The computational studies done in this work employ finite element and finite volume models, developed in ANSYS®. The relevance of the results obtained are paramount for the company that manufactures the component, since corrections can be made in the project and consequently the life of the components will be longer, reducing possible replacement costs of parts that do not meet the desired goal. |
Descrição: | O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28071 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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