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Título: A inserção de conteúdos de ação preventiva de afogamento em meio líquido nos currículos de Bacharelado em Educação Física
Título(s) alternativo(s): The insertion of contents of preventive action of drowning in liquid in the curricula of Bachelor of Physical Education
Autor(es): Silva, Cleverson Lopes da
Orientador(es): Afonso, Gilmar Francisco
Palavras-chave: Afogamento
Educação física
Currículos
Trabalho de resgate
Drowning
Physical education and training
Education - Curricula
Rescue work
Data do documento: 3-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Cleverson Lopes da. A inserção de conteúdos de ação preventiva de afogamento em meio líquido nos currículos de Bacharelado em Educação Física. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Segundo a Organização Mundial da Saúde, anualmente, 10 milhões de pessoas se afogam no mundo. Dessas, 500 mil morrem. No Brasil ocorrem 15 mortes diariamente. O afogamento é a segunda causa de morte no Brasil em crianças de 1 a 4 anos, ocorrendo dentro ou ao redor de casa. O objetivo desta pesquisa foi identificar se os currículos dos cursos de Bacharelado em Educação Física contemplam os conteúdos relacionados à prevenção em afogamento e primeiros socorros. Para tanto, este estudo possui uma natureza quantitativa e caráter descritivo. A amostra contou com o exame dos currículos dos cursos de Bacharelado em Educação Física de 100 Instituições de Ensino Superior. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e distribuição de frequência. Somente 40% dos cursos pesquisados abordam conteúdos de Sobrevivência Aquática, Adaptação ao Meio Líquido, Resgate, Noções e Domínio de Salvamento. Esses conteúdos são abordados nas disciplinas de Natação (75%) e Atividades Aquáticas (25%). Menos da metade dos cursos de graduação no país abordam este conteúdo dentro de sua grade curricular. Como conclusão, podemos afirmar que o futuro profissional de Educação Física precisa estar preparado para atender a demanda da população brasileira e, nesse sentido, os cursos de Bacharelado em Educação Física precisam dar subsídios técnicos para tanto.
Abstract: According to the World Health Organization, annually, 10 million people are drowned in the world. Of these, 500 thousand die. In Brazil, 15 deaths occur daily. Drowning is the second leading cause of death in Brazil in children aged 1 to 4 years, occurring in or around the home. The objective of this research was to identify if the curricula of the Bachelor of Physical Education courses contemplate the contents related to drowning prevention and first aid. Therefore, this study has a quantitative nature and a descriptive character. The sample included the examination of the curricula of the Bachelor of Physical Education courses of 100 Higher Education Institutions. The data were analyzed using descriptive statistics through frequency distribution. Only 40% of the courses surveyed deal with the contents of Aquatic Survival, Adaptation to the Liquid Environment, Rescue, Notions and Rescue Domain. These contents are covered in the disciplines of Swimming (75%) and Water Activities (25%). Less than half of the undergraduate courses in the country address this content within their curriculum. As a conclusion, we can say that the future professional of Physical Education needs to be prepared to meet the demand of the Brazilian population and, in this sense, the Bachelor of Physical Education courses need to provide technical support for both.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28025
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