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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28009
Título: | Redução de custos em ferramenta de corte a partir de análise de experimentos: um estudo de caso aplicado à indústria automotiva |
Autor(es): | Benato, Guilherme |
Orientador(es): | Paris, Wanderson Stael |
Palavras-chave: | Ferramentas para cortar metais Desgaste mecânico - Avaliação Usinagem - Custos Metal-cutting tools Mechanical wear - Evaluation Machining - Costs |
Data do documento: | 15-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BENATO, Guilherme. Redução de custos em ferramenta de corte a partir de análise de experimentos: um estudo de caso aplicado à indústria automotiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Lean Six Sigma – Certificação Black Belt) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo de caso com a aplicação de uma ferramenta estatística de delineamento de experimentos (DOE) no processo de usinagem do Virabrequim, com o objetivo de reduzir em 50% os custos de usinagem de uma operação de torneamento. Para se chegar neste objetivo, foi realizada uma pesquisa de mercado com as novas tecnologias de usinagem disponíveis para esta aplicação, pois a ferramenta atual tem um alto custo agregado. Além disso, foram realizados diversos ensaios com a alteração de parâmetros de corte como a velocidade de avanço e rotação do motor da máquina a fim de obter a melhor combinação entre esses fatores para que resultem no menor desgaste da aresta de corte e maior vida da ferramenta. Os resultados iniciais e as otimizações dos testes foram analisados através do software Minitab. Como resultado, obteve-se a redução de 83% do custo de usinagem por peça, superando as expectativas iniciais do projeto, além da manutenção do tempo de ciclo desta operação, que era um dos principais problemas a serem enfrentados devido às alterações de parâmetros e classe do inserto. Concluiu-se que a rotação do motor tem a maior influência no desgaste do inserto, seguido pela velocidade de avanço que também é significativamente influente. Já a presença ou não de quebra cavaco nos insertos de metal duro não interfere no desgaste. |
Abstract: | The paper presents a case study with the application of statistical tool of design of experiments (DOE) in the crankshaft machining process, in order to reduce by 50% the machining costs of a turning operation. To reach this goal, a market research was carried out with the new machining technologies available for this application, as the current tool has a high added cost. In addition, several tests were carried out with the alteration of cutting parameters such as forward speed and motor rotation in order to obtain the best combination between these factors, resulting in less wear on the cutting edge and longer tool life. Initial test results and optimizations were analyzed using Minitab software. As a result, there was a reduction of 83% in the machining cost per part, exceeding the initial expectations of the project, in addition to maintaining the cycle time of this operation, which was one of the main problems to be faced due to the parameter and class changes of the insert. It was concluded that motor rotation has the greatest influence on insert wear, followed by forward speed, which is also significantly influential. The presence or absence of chip breaking in carbide inserts does not interfere with wear. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28009 |
Aparece nas coleções: | CT - Lean Six Sigma - Certificação Black Belt |
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