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Título: Reconfiguração dinâmica de uma linha robótica de modelo misto com impacto reduzido no tempo de ciclo
Título(s) alternativo(s): Dynamic reconfiguration of a mixed-model robotic assembly line with reduced impact on cycle time
Autor(es): Baeta, Claudio Luiz Faria
Orientador(es): Luders, Ricardo
Palavras-chave: Robótica
Métodos de linha de montagem
Métodos de simulação
Balanceamento de linha de montagem
Robôs - Programação
Robotics
Assembly-line methods
Simulation methods
Assembly-line balancing
Robots - Programming
Data do documento: 27-Out-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BAETA, Claudio Luiz Faria. Reconfiguração dinâmica de uma linha robótica de modelo misto com impacto reduzido no tempo de ciclo. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Com a Indústria 4.0 e os conceitos de produção flexível sob demanda, linhas de montagem da indústria automotiva estão sujeitas a alterações constantes de demanda e modelos de veículos (linha de modelo misto). A partir de um modelo da literatura para o projeto otimizado de linhas de montagem robóticas de modelo misto, este trabalho implementa um modelo de simulação da linha considerada sob diversas condições de operação. Estações ociosas são identificadas e parte dos robôs desabilitada. Os resultados mostram que é possível reconfigurar a linha à medida que os diferentes modelos de veículos são produzidos, desabilitando robôs de determinadas estações. Além disso, o tempo de ciclo não é alterado, ou é alterado levemente, ao desabilitar os robôs. Consideram-se ainda cenários de maior impacto no tempo de ciclo com a produção de um “mix” de modelos e diferentes sequências de veículos. Estes resultados podem ser usados para manutenção programada ou redução de uso dos robôs.
Abstract: The Industry 4.0 and flexible on-demand production concepts have introduced assembly lines in the automotive industry subject to constant changes in demand and vehicle models (mixed-model line). Based on a literature model for the optimized design of mixed-model robotic assembly lines, this work implements a simulation model of the line considered under different operating conditions. Idle stations are identified and part of the robots is disabled. The results show that it is possible to reconfigure the line as different vehicle models are produced, disabling robots from certain stations. Furthermore, the cycle time is not altered or changed slightly when disabling robots. Scenarios with relevant impact on the cycle time with the production of a “mix” of vehicle models and different vehicle sequences are also considered. These results can be used for scheduled robots maintenance or less utilization of robots.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27983
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