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dc.creatorAmancio, Eduardo Cesar-
dc.date.accessioned2022-04-12T18:10:30Z-
dc.date.available2022-04-12T18:10:30Z-
dc.date.issued2021-05-15-
dc.identifier.citationAMANCIO, Eduardo Cesar. Influência de dispositivos de fiscalização eletrônica de velocidade no comportamento do condutor em cenário urbano. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27978-
dc.description.abstractIn road safety speed is considered one of the main determining factors for the occurrence and severity of accidents in the world. Studies on this topic, especially those related to the effectiveness of speed reduction devices, obtain special importance given the accidents and traffic deaths epidemic. In this sense, the present study analyzes the impact of fixed speed cameras in the urban scenario on the driver’s behavior in relation to the speeds practiced. For that, we used the methodology of naturalistic driving studies. Speed data from 16 drivers was used. The study focused on speed cameras on arterial roads in the city of Curitiba, sufficiently distant from other speed reduction devices. Three different ranges were analyzed: 100-150 meters before the speed camera; 25 meters before and 25 meters after the speed camera; and 100-150 meters after the speed camera. Speed data was aggregated and analyzed as follows: by road, by topographic profile, by day period, by week period, by rain condition, by driver category and global. Two-Sample and Mann-Whitney statistical tests were applied to compare samples. The global analysis showed a speed reduction effect of 0.69 kph (- 1.33%). The pattern of punctual speed reduction (kangaroo effect) was identified, followed by an increase to a level higher than that identified before the speed camera (compensation effect). The groups that showed the greatest speed reduction were those with declining topographic profile (-5.83%), travel during the day period (-2.01%), on working days (-2.03%), with rain (-1.78%) and nonprofessional drivers (-1.86%). Uphill topographic profiles, professional drivers and weekend trips tended not to be influenced by the speed camera.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectTrânsito - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectRadarpt_BR
dc.subjectVelocidade - Análisept_BR
dc.subjectDireção de automóveispt_BR
dc.subjectMotoristas de automóveispt_BR
dc.subjectTraffic - Safety measurespt_BR
dc.subjectSpeed - Analysispt_BR
dc.subjectAutomobile drivingpt_BR
dc.subjectAutomobile driverspt_BR
dc.titleInfluência de dispositivos de fiscalização eletrônica de velocidade no comportamento do condutor em cenário urbanopt_BR
dc.title.alternativeInfluence of speed eletronic enforcement devices on driver behavior in urban scenariopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo âmbito da segurança viária, o excesso de velocidade é considerado um dos principais fatores determinantes para a ocorrência e severidade dos acidentes de trânsito no mundo. Estudos aprofundados acerca do tema, sobretudo aqueles relacionados à eficácia de dispositivos de redução de velocidade, adquirem especial importância diante da epidemia de acidentes e mortes no trânsito. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar o impacto de radares fixos de velocidade no comportamento do condutor com relação à velocidade praticada em um contexto urbano. Para tanto, utilizou-se a metodologia de estudos naturalísticos de direção, com dados de velocidade praticada de 16 condutores. O recorte realizado limitou-se aos radares em vias arteriais da cidade de Curitiba, suficientemente distantes de outros dispositivos de redução de velocidade. Foram analisadas três faixas distintas de valores de velocidade instantânea: 100-150 metros antes do radar; 25 metros antes e 25 metros depois do radar; e 100-150 metros depois do radar. Os dados de velocidade foram agregados e analisados da seguinte maneira: por via, por perfil topográfico, por período do dia, por dia da semana, por condição climática, por categoria de condutor e de maneira global. Aplicou-se o teste estatístico de Two-Sample ttest e de Mann-Whitney para a comparação de amostras. A análise global mostrou um efeito de redução de 0,69 km/h (-1,33%) na velocidade. Identificouse o padrão de redução pontual da velocidade (kangaroo jump) seguida de aumento para um patamar superior ao identificado antes do radar (efeito de compensação). Os grupos que apresentaram as maiores reduções de velocidade foram os com perfis topográficos em declive (-5,83%), viagens durante o período dia (-2,01%), em dias úteis (-2,03%), com chuva (-1,78%) e condutores não profissionais (-1,86%). Passagens por radares em perfis topográficos em aclive, de condutores profissionais e em viagens aos finais de semana não apresentaram influência da presença do radar na velocidade praticada.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7957-4976pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3854809626995059pt_BR
dc.contributor.advisor1Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7918-2104pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544476939496232pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bastos, Jorge Tiago-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6447-1504pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546212374410854pt_BR
dc.contributor.referee1Nodari, Christine Tessele-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2480-7170pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072553038645672pt_BR
dc.contributor.referee2Domingos, Matheus David Inocente-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2514-9915pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2548362208678719pt_BR
dc.contributor.referee3Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7918-2104pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544476939496232pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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