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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27978
Título: | Influência de dispositivos de fiscalização eletrônica de velocidade no comportamento do condutor em cenário urbano |
Título(s) alternativo(s): | Influence of speed eletronic enforcement devices on driver behavior in urban scenario |
Autor(es): | Amancio, Eduardo Cesar |
Orientador(es): | Gadda, Tatiana Maria Cecy |
Palavras-chave: | Trânsito - Medidas de segurança Radar Velocidade - Análise Direção de automóveis Motoristas de automóveis Traffic - Safety measures Speed - Analysis Automobile driving Automobile drivers |
Data do documento: | 15-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | AMANCIO, Eduardo Cesar. Influência de dispositivos de fiscalização eletrônica de velocidade no comportamento do condutor em cenário urbano. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | No âmbito da segurança viária, o excesso de velocidade é considerado um dos principais fatores determinantes para a ocorrência e severidade dos acidentes de trânsito no mundo. Estudos aprofundados acerca do tema, sobretudo aqueles relacionados à eficácia de dispositivos de redução de velocidade, adquirem especial importância diante da epidemia de acidentes e mortes no trânsito. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar o impacto de radares fixos de velocidade no comportamento do condutor com relação à velocidade praticada em um contexto urbano. Para tanto, utilizou-se a metodologia de estudos naturalísticos de direção, com dados de velocidade praticada de 16 condutores. O recorte realizado limitou-se aos radares em vias arteriais da cidade de Curitiba, suficientemente distantes de outros dispositivos de redução de velocidade. Foram analisadas três faixas distintas de valores de velocidade instantânea: 100-150 metros antes do radar; 25 metros antes e 25 metros depois do radar; e 100-150 metros depois do radar. Os dados de velocidade foram agregados e analisados da seguinte maneira: por via, por perfil topográfico, por período do dia, por dia da semana, por condição climática, por categoria de condutor e de maneira global. Aplicou-se o teste estatístico de Two-Sample ttest e de Mann-Whitney para a comparação de amostras. A análise global mostrou um efeito de redução de 0,69 km/h (-1,33%) na velocidade. Identificouse o padrão de redução pontual da velocidade (kangaroo jump) seguida de aumento para um patamar superior ao identificado antes do radar (efeito de compensação). Os grupos que apresentaram as maiores reduções de velocidade foram os com perfis topográficos em declive (-5,83%), viagens durante o período dia (-2,01%), em dias úteis (-2,03%), com chuva (-1,78%) e condutores não profissionais (-1,86%). Passagens por radares em perfis topográficos em aclive, de condutores profissionais e em viagens aos finais de semana não apresentaram influência da presença do radar na velocidade praticada. |
Abstract: | In road safety speed is considered one of the main determining factors for the occurrence and severity of accidents in the world. Studies on this topic, especially those related to the effectiveness of speed reduction devices, obtain special importance given the accidents and traffic deaths epidemic. In this sense, the present study analyzes the impact of fixed speed cameras in the urban scenario on the driver’s behavior in relation to the speeds practiced. For that, we used the methodology of naturalistic driving studies. Speed data from 16 drivers was used. The study focused on speed cameras on arterial roads in the city of Curitiba, sufficiently distant from other speed reduction devices. Three different ranges were analyzed: 100-150 meters before the speed camera; 25 meters before and 25 meters after the speed camera; and 100-150 meters after the speed camera. Speed data was aggregated and analyzed as follows: by road, by topographic profile, by day period, by week period, by rain condition, by driver category and global. Two-Sample and Mann-Whitney statistical tests were applied to compare samples. The global analysis showed a speed reduction effect of 0.69 kph (- 1.33%). The pattern of punctual speed reduction (kangaroo effect) was identified, followed by an increase to a level higher than that identified before the speed camera (compensation effect). The groups that showed the greatest speed reduction were those with declining topographic profile (-5.83%), travel during the day period (-2.01%), on working days (-2.03%), with rain (-1.78%) and nonprofessional drivers (-1.86%). Uphill topographic profiles, professional drivers and weekend trips tended not to be influenced by the speed camera. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27978 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
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