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Título: Contribuições para marcas de surf considerando protagonismo feminino
Título(s) alternativo(s): Contributions to surf brands considering female protagonism
Autor(es): Almeida, Andressa Queiroz de
Orientador(es): Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier
Palavras-chave: Marca de produtos
Desenho industrial
Mulheres surfistas
Marketing
Brand name products
Design, Industrial
Women surfers
Data do documento: 30-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALMEIDA, Andressa Queiroz de. Contribuições para marcas de surf considerando protagonismo feminino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Esta pesquisa busca descrever o projeto intitulado “Contribuições para marcas de surf considerando protagonismo feminino” e apresentar os resultados obtidos. O estudo tem como objetivo identificar estratégias de comunicação ou construção de marcas que estabeleça representatividade para o público feminino a partir do cenário do surf, e gerar contribuições para novas marcas do mesmo segmento. Para o desenvolvimento da pesquisa, apresenta-se o cenário do surf no Brasil, a prática pelo público feminino e as definições de protagonismo feminino e equidade de gênero a partir do ponto de vista do esporte. Em seguida, realiza-se uma análise comparativa entre 12 marcas de surf para compreender como as mulheres estão representadas nesse mercado. A seguir, executa-se uma validação dos resultados com 111 mulheres surfistas e/ou entusiastas do esporte, para mensurar a relevância das respostas do estudo das marcas existentes para seu meio de atuação. Como resultado da pesquisa, formulou-se contribuições de branding e marketing pra empresas que buscam comunicar protagonismo feminino no surf (e esportes correlatos), seja para criação ou fortalecimento de marcas.
Abstract: This research seeks to describe the project named “Contributions for surf brands considering women leadership” and to present the obtained results. The study aims to identify communication strategies or construction of brands that establish representation for the female audience from the surf scene, and generate contributions for new brands in the same segment. To development the research, it is presented the surfing scenario in Brazil, the practice by the female audience and the definitions of female protagonism and gender equality from the sports’ point of view. Then, it’s built a comparative analysis between 12 surf brands to understand how women are represented in the scene. Next, the results are validated with 111 female surfers and sports enthusiasts through na online survey, in order to measure the relevance of the study’s responses. As a result of the research, it is expected to find branding and marketing contributions for companies that seek to communicate female protagonism in surfing (and related sports), whether for creation or brand strengthening.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27959
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