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Título: Análise da otimização no planejamento de produção de obras metro-ferroviárias por meio da integração de software para projetos de infraestrutura linear
Título(s) alternativo(s): Analysis of optimization in scheduling subway railway works by integrating a software for linear infrastructure projects
Autor(es): Oliveira, Kauane Kott de
Orientador(es): Iarozinski Neto, Alfredo
Palavras-chave: Ferrovias - Construções e estruturas
Linha de balanço
Projeto estrutural - Administração
Construção civil - Planejamento
Railroads - Buildings and structures
Line of balance (Management)
Structural design - Management
Building - Planning
Data do documento: 1-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Kauane Kott. Análise da otimização no planejamento de produção de obras metro-ferroviárias por meio da integração de software para projetos de infraestrutura linear. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Atualmente, a maioria dos projetos de construção usam métodos tradicionais de planejamento de rede ou o cronograma de Gantt para gerenciamento de projetos. No entanto, estes métodos têm aplicabilidade limitada caso sejam utilizados de maneira isolada em projetos de construção ferroviária, que são tipicamente lineares e necessitam de uma gestão combinada com diversas ferramentas. Este estudo realiza uma análise no processo de otimização do cronograma no estudo de caso de uma obra de metrô ao aplicar a metodologia Linear Scheduling Method (LSM) que usa os princípios básicos da Linha de Balanço através do uso do Software Trimble TILOS. Identificou-se que o uso do método tradicional de análise do gráfico Gantt para obras de infraestrutura linear não dever ser utilizado de modo isolado e portanto, evidenciouse a aplicabilidade do método LSM em conjunto ao Gantt de modo a facilitar o gerenciamento do cronograma dos trabalhos lineares em uma obra de metrô, em que a partir da geração e comparação de ambos os diagramas foi possível encontrar folgas no cronograma e oportunidades de melhorias, das quais se tornou possível inclusive adiantar o fim da obra.
Abstract: Currently, most construction projects use traditional network planning methods or Gantt’s schedule for project management. However, these methods have limited applicability if they are used isolated in railway construction projects, which are typically linear and require combined management with various tools. This study performs an analysis in the process of optimization of the schedule in the case study of a subway work by applying the Linear Scheduling Method (LSM) that uses the basic principles of the Line of Balance through the use of the Software TILOS Trimble. It was identified that the use of the traditional Gantt graph analysis method for linear infrastructure works should not be used isolated and therefore, the applicability of the LSM method in conjunction with the Gantt was evidenced in order to facilitate the management of the linear work schedule in a subway work, where from the generation and comparison of both diagrams it was possible to find gaps in the schedule and opportunities for improvement, of which it was possible to advance the end of the work scheduled.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27948
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