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dc.creatorStinglin, Douglas da Costa-
dc.date.accessioned2017-12-20T13:06:20Z-
dc.date.available2017-12-20T13:06:20Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.citationSTINGLIN, Douglas da Costa. Relações entre a percepção musical e o ensino das características das ondas sonoras. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2793-
dc.description.abstractThe present work consists of a research in physics teaching, more specifically in acoustic teaching. A didactic sequence was applied in a first year high school class, contextualizing the concepts of acoustics in listening to music and living with noise pollution and using as theoretical framework the theory of meaningful learning developed by Ausubel. The objective was to apply the didactic sequence to obtain data regarding the learning of the concepts, analyzing whether or not they were significant facilitators. The audio recording of the classes and a questionnaire, applied at the beginning and at the end of the sequence, were used to analyze the before and after, besides the field diary, recorded by the author. The sequence consisted of six forty-five minute classes. The analysis of the data points to a facilitation of the significant learning of Acoustics. However, it would be important to continue the application of the data collection instruments to a larger audience and with more diverse class profiles, so that the results can lead to more conclusive and comprehensive results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAcústica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOndas sonoraspt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectPercepção musicalpt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAcoustics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSound-wavespt_BR
dc.subjectNoise pollutionpt_BR
dc.subjectMusical perceptionpt_BR
dc.subjectLearning, Psychology ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleRelações entre a percepção musical e o ensino das características das ondas sonoraspt_BR
dc.title.alternativeRelations between musical perception and the teaching of sound waves characteristicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma pesquisa em ensino de física, mais específicamente em ensino de acústica. Foi aplicada uma sequência didática em uma turma de primeiro ano do ensino médio, contextualizando os conceitos de acústica na audição de música e na vivência com a poluição sonora e utilizando como marco teórico a teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por Ausubel. O objetivo foi aplicar a sequência didática para obter dados relativos à aprendizagem dos conceitos, analisando se foram, ou não, facilitadores significativos. Utilizou-se a gravação de áudio das aulas e um questionário, aplicado no início e no fim da sequência, para que se possa analisar o antes e depois, além do diário de campo, registrado pelo autor. A sequência foi composta por seis aulas de quarenta e cinco minútos. A análise dos dados obtidos aponta para uma facilitação da aprendizagem significativa de Acústica. Entretanto, seria importante dar continuidade à aplicação dos instrumentos de coleta de dados a um público mais numeroso e com perfis de turmas mais diversificados, para que os resultados propiciem resultados mais conclusivos e abrangentes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8305834979794855pt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Mário Sérgio Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6342243274479874pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Mário Sérgio Teixeira de-
dc.contributor.referee2Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee3Szeremeta, Bani-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::FISICA MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
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