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dc.creatorSanzovo, Claudia Cristina-
dc.date.accessioned2022-04-08T17:57:57Z-
dc.date.available2022-04-08T17:57:57Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationSANZOVO, Claudia Cristina. Poemas e a construção de sentidos: uma análise dos discursos digitais nativos no Instagram. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27931-
dc.description.abstractThis study describes the processes of meanings construction in the poetry genre within interactions in digital environments. In these limits, we seek, more particularly, to highlight intertextual correlations between the comments of followers and the publications of poets on Instagram. To support the analysis, the work was based mainly on concepts and ways of approaching the text/discourse by the theory of native digital discourses in Paveau (2014; 2021) and the textual analysis of the discourse in Adam (2011; 2019). As a methodology, we chose a descriptive and interpretive approach in order to observe the main characteristics of native digital discourses in a selected corpus of poems published on Instagram. In the corpus, we explore the emergence of the pathematic argumentative modality (AMOSSY, 2018) and the emotions (PLANTIN, 2010) in the (re) construction of meanings that occur in the comments of these publications and we identify how the profiles of poets are constructed in this social network according to the tools available in the architecture of this media. This study was justified by its historical importance as a record of interactions that occur on Instagram poets’ profiles, a free media and one of the most accessed social networks in the world, considering its techno-discursive aspects that involve human feeling (emotion), language, technology and the liquid universe where they are inserted. Thus, we observe that the poem/poetry production process on Instagram is based on a digital ecosystem connected in networks that expand through interactions in different technodiscursive blocks, as in the case of conversational comments that extend verbally the first genre. In this context, we identified that, from a hybrid and multisemiotic text (verbal, visual, gestural, sound and digital) produced by multimedia tools native to the internet (technography), the discourse subject (poet) projects an argumentative effect on the receiver (mimese/pathos/emotion), with a view to inducing interactivity in the media through techno signs (clickable non-verbal iconic elements with a semantic discourse function such as like, comment, save, share, etc.). This interactivity can then be measured and managed by the machine’s algorithm, within the perspective of the values that circulate in this media: the influence for the consumption of ideas, products and services.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectLiteratura e tecnologiapt_BR
dc.subjectSentidos e sensaçõespt_BR
dc.subjectInstagram (rede social online)pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectLiterature and technologypt_BR
dc.subjectSenses and sensationpt_BR
dc.subjectInstagram (Online social network)pt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titlePoemas e a construção de sentidos: uma análise dos discursos digitais nativos no Instagrampt_BR
dc.title.alternativePoems and meaning construction: an analyze about native digital discourse at Instagrampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da descrição dos processos de construção dos sentidos do gênero poesia nas interações em ambientes digitais. Nesses limites, buscamos, mais particularmente, destacar correlações intertextuais entre os comentários de seguidores e as publicações de poetas no Instagram. Para dar suporte à análise, o trabalho foi embasado, principalmente, em conceitos e formas de abordagem do texto/discurso pela teoria dos discursos digitais nativos em Paveau (2014; 2021) e pela análise textual do discurso em Adam (2011; 2019). Como metodologia, optamos por uma abordagem de caráter descritivo e interpretativo com vistas à observação das principais características dos discursos digitais nativos em um corpus selecionado de poemas, publicados na rede social Instagram. No corpus, exploramos a emergência da modalidade argumentativa patêmica (AMOSSY, 2018) e as emoções (PLANTIN, 2010) na (re)construção de sentidos que ocorrem nos comentários dessas publicações e identificamos como os perfis dos poetas são construídos nessa rede social em função das ferramentas disponíveis na arquitetura dessa mídia. Este estudo justificou-se pela sua importância histórica como registro das interações que ocorrem nos perfis dos poetas do Instagram, uma mídia gratuita e uma das redes sociais mais acessadas no mundo, considerando os seus aspectos tecnodiscursivos que envolvem o sentimento humano (emoção), a linguagem, a tecnologia e o universo líquido dessas publicações nesse ambiente digital. Sendo assim, observamos que o processo de produção do poema/poesia no ambiente do Instagram está pautado no seio de um ecossistema digital conectado em redes que se ampliam por meio de interações em distintos blocos tecnodiscursivos, como é o caso dos comentários conversacionais que prolongam verbalmente o gênero primeiro. Nesse contexto, identificamos que, a partir de um texto híbrido e multissemiótico (verbal, visual, gestual, sonoro e digital) produzido por ferramentas multimídias nativas da internet (tecnografismo), o sujeito do discurso (poeta) projeta um efeito argumentativo no interlocutor (mimese/pathos/emoção), com vistas a induzir a interatividade na mídia por meio dos tecnosignos (elementos icônicos não verbais clicáveis com uma função de discurso semântico como curtir, comentar, salvar, compartilhar, etc.). Essa interatividade pode, então, ser mensurada e gerida pelo algoritmo da máquina, dentro da perspectiva dos valores que circulam nesse meio: a influência para o consumo de ideias, produtos e serviços.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3368-2752pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822774200929968pt_BR
dc.contributor.advisor1Catelan, Evandro de Melo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3006-5051pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514720362657123pt_BR
dc.contributor.referee1Catelan, Evandro de Melo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3006-5051pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514720362657123pt_BR
dc.contributor.referee2Cortez, Suzana Leite-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0983-0900pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404pt_BR
dc.contributor.referee3Rohling, Nivea-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-2797-9207pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539606122901901pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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