Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27908
Título: | A experimentação e a história da ciência no ensino de química: análise fenomenológica das contribuições de uma proposta de ensino no interior de uma licenciatura |
Autor(es): | Marangoni, Éllen Aparecida |
Orientador(es): | Suart Junior, José Bento |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Ciência- História Ciência -Experiências Prática de ensino Science - Study and teaching Science – History Science – Experiments Student teaching |
Data do documento: | 29-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Apucarana |
Citação: | MARANGONI, Éllen Aparecida. A experimentação e a história da ciência no ensino de química: análise fenomenológica das contribuições de uma proposta de ensino no interior de uma licenciatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2019. |
Resumo: | A presente pesquisa compreende um estudo educacional que visa avaliar as contribuições didático-pedagógicas e formativas da vivência, por licenciandos, de uma Sequência de Ensino por Investigação aliando história da ciência e experimentação no interior de uma disciplina técnico-científica dentro de uma licenciatura em química. São já notórias no campo de pesquisa em ensino de ciências as defesas em relação ao uso da experimentação e da história da ciência no ensino-aprendizagem de conceitos científicos e para a construção de uma imagem mais crítica acerca da natureza da atividade científica. Desta forma esta pesquisa buscou articular ambos os recursos em uma sequência didática, fazendo uso do contexto da alquimia, a fim de compreender como os sujeitos alvos de tal articulação compreendem diferentes contribuições conceituais, filosóficas, metodológicas, procedimentais e atitudinais a partir de tal proposta. A forma de compreensão aqui escolhida é a Fenomenologia, que procura no interior das descrições, dadas por sujeitos de uma determinada vivência objeto da pesquisa, investigar como os mesmos a significam. Os resultados indicaram que a união da experimentação e da história da ciência no ensino, motivou e despertou interesse nos alunos, possibilitou compreender a importância de se conhecer o contexto histórico por trás das teorias, mostrando a ciência como construção, descontruindo assim a visão de ciência como produto acabado que muitas vezes é ensinado. Sendo assim, essa atividade ao ser desenvolvida com licenciandos contribuiu para a formação dos mesmos, uma vez que forneceu conhecimento de metodologias para utilizarem quando estiverem atuando em sala de aula, a fim de superar a crise que o ensino está passando. Conclui-se então que são importantes atividades com essa estrutura no ensino superior, aperfeiçoando a formação dos mesmos e melhorando a compreensão de aspectos relativos à natureza da ciência |
Abstract: | This research is an educational study that aims to evaluate the pedagogical and formative contributions for students of a teacher education program in experiencing a research teaching sequence combining the history of science and experimentation, applied within a technicalscientific discipline of a program of chemistry teacher training.. Are already notorious on the research field in science teaching the defenses against to the use of experimentation and histories of the science in the teaching learning of the scientist concepts and for building of an image more critical about the nature of the scientific activity. Thus, this research sought articulating the both resources in a didactic sequence, making use of the alchemical context, in order to comprehend with the target subjects of such articulation understood different conceptual contributions, philosophical, methodological, procedural and attitudinal from such a proposal. The way of understanding chosen here is the Phenomenology, than search within the description, given for subjects of a particular experience of research object, investigate how they mean. The results indicated than union of experiments and the histories of the science on education, whose the contributions was investigated in this work, motivated and aroused the interest in the students, allowed comprehend the importance that knowing the history context behind the theories, showing the science as a building, thus deconstructing the vision of the science was a finished product which is often taught. Therefore, this activity was be developed with the degree students, contributed for their formation, once provided knowledge of the approach to use when are acting in the classroom, in order to overcome the crisis that teaching is going on. Then concludes whit is important activities with that structure in higher education, improving their formation and the comprehension of aspects concerning the nature of science |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27908 |
Aparece nas coleções: | AP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ciencia_ensino_quimica_licenciatura.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.