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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27889
Título: | O discurso da professora pedagoga sobre sua atuação na implementação da formação continuada em colégios do núcleo regional de educação de Pato Branco - PR |
Título(s) alternativo(s): | The discourse of the pedagogue teacher on her performance in the implementation of continuous education in high schools of the regional education nucleus of Pato Branco - PR |
Autor(es): | Stanqueviski, Eydie Luciana Miglioranza |
Orientador(es): | Lima, Anselmo Pereira de |
Palavras-chave: | Análise do discurso Professores - Formação Educação permanente Pedagogos Discourse analysis Teachers, Training of Continuing education Pedagogus |
Data do documento: | 7-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | STANQUEVISKI, Eydie Luciana Miglioranza. O discurso da professora pedagoga sobre sua atuação na implementação da formação continuada em colégios do núcleo regional de educação de Pato Branco - PR. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. |
Resumo: | O objetivo deste estudo consiste em identificar os obstáculos e atividades concorrentes que a professora pedagoga encontra em seu contexto de trabalho para conduzir o processo de formação continuada. Buscamos, por meio da linguagem, identificar as condições laborais da professora pedagoga no desempenho da sua função diante desta ação. A metodologia utilizada foi a abordagem qualiquantitativa, por meio de estudo bibliográfico e análise de dados. Os dados analisados foram obtidos por meio de um questionário que, em virtude do momento pandêmico que estamos vivendo, foi feito totalmente online. As participantes são professoras pedagogas que atuam em colégios da rede pública estadual nos municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, Paraná. Os municípios que pertencem ao NRE de Pato Branco são: Bom Sucesso, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino. Posterior a esse momento de coleta de dados, realizamos a análise dos enunciados, buscando observar cada resposta das professoras pedagogas como enunciado, ou seja, como unidade real da comunicação discursiva, compreendendo os sentidos e ideologias que constituem esses discursos e identificando as profissionais que estavam sendo pesquisadas, pois, segundo Bakhtin (2003), entendese que a comunicação se dá pela linguagem, e esta é o instrumento principal de mediação entre o homem e a natureza e dos seres humanos entre si. Por meio da análise da linguagem da professora pedagoga, buscamos entender a problemática que motivou essa pesquisa: quais as consequências e influências da diversidade de ações que esta profissional desempenha, no interior da escola, e o que elas trazem para as ações de implementação da formação continuada junto aos docentes? Outro fator que se apresenta como ponto de atenção é a falta de formação continuada ofertada especificamente às pedagogas, o que, segundo as respondentes, dificulta a ação de auxílio ao professor no que se refere ao processo de implementação das ações relacionadas à formação continuada e consequentemente ao processo de ensino e aprendizagem. Através dos resultados, notouse que as pedagogas têm plena consciência de sua responsabilidade diante das ações que envolvem a formação continuada, sua importância e necessidade. Entretanto, relatam fragilidades, como falta de preparação ou domínio teórico e metodológico para que esta ação se concretize e possam auxiliar na implementação de ações relacionadas à formação continuada. Esperamos que este estudo possa contribuir com os núcleos regionais de educação, com os gestores das instituições de ensino e com as respondentes, no sentido de promover reflexões sobre o trabalho e sobre a função de mediação do processo de formação continuada. Estimamos que, posterior a isso, permita que possamos também contribuir com a qualificação profissional dos professores pedagogos. |
Abstract: | The goal of this study consists in the identification of the objectives and competing activities that the pedagogue teacher faces in their work context to conduct the continuing education process. By means of the language, we sought to analyze the working conditions of the pedagogue teacher in the performance of their function, in face of this action. The methodology used was the qualitative and quantitative approach, through bibliographic study and data analysis. These analyzed data were obtained through a questionnaire which, due to the pandemic moment we are going through, was done fully online. The respondents are pedagogue teachers from the education network of the State of Paraná, who work in public schools in the municipalities belonging to the Regional Education Nucleus of Pato Branco. These municipalities are: Bom Sucesso, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, West Itapejara, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina and Vitorino. After data production, we carried out an analysis of the statements, seeking to analyze each teacher's answer as an utterance, that is, as a real unit of discursive communication, trying to understand the meanings and ideologies of these discourses and identifying the subjects that were being interviewed; since according to Bakhtin (2003), communication takes place through language, and this is the instrument of mediation between man and nature and among human beings. Through the analysis of the language of the pedagogue teacher, we seek to understand the problem that motivated this research: What the consequences and influences of the diversity of actions that this professional performs within the school bring to the actions of implementation of continuing education with teachers? Another issue that shows up as a point of attention is the lack of continuing education specifically offered to the pedagogue; which, according to our respondents, makes it difficult to help the teachers with regard to the process of implementing actions related to continuing education and, consequently, to the teaching and learning process. Through the results obtained in this study, we noticed that the pedagogues have full awareness of their responsibility regarding the actions that involve the continuing education, as well as its importance and necessity. However, they report some weaknesses, such as lack of theoretical and methodological preparation or mastery so this action can be materialized and they can help in the implementation of actions related to the continuing education. We hope it can contribute to the Regional Education Core, to managers of educational institutions and to the respondents, in order to promote reflections on the work and on the mediating function of the continuing education process. We estimate that, at the end, it will allow us to also contribute to the professional qualification of the pedagogue teachers. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27889 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Letras |
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